Oportunidade para se qualificar. DF tem 3,8 mil vagas para cursos gratuitos
A Secretaria de Educação do Distrito Federal abriu cursos técnicos gratuitos com, no total, 3.876 vagas na educação profissional técnica de nível médio nos Centros de Educação Profissional de Águas Claras, Ceilândia, Asa Sul, Planaltina e Guará. As inscrições começam em 14 de junho, vão até 29 de junho e poderão ser feitas pelo site da secretaria.
Os candidatos deverão iniciar as aulas no segundo semestre de 2022. As oportunidades são para cursos técnicos em administração, informática e logística — nas modalidades presencial e on-line. Para inscrever-se no curso técnico de nível médio, é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio ou equivalente.
Para os interessados no curso profissional técnico de nível médio integrado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), é necessário ter 18 anos completos — ou a completar até a data da efetivação da matrícula –, ter concluído o ensino fundamental/anos iniciais e não estar cursando o ensino médio ou o 3º segmento da EJA.
As oportunidades de qualificação profissional são para assistente de recursos humanos, barbeiro, costureiro industrial do vestuário, manicure e pedicure, marceneiro, montador de equipamentos eletroeletrônicos (robótica), operador de computador, programador web, programador de sistemas iniciante (lógica) e desenvolvedor de jogos eletrônicos.
Veja a distribuição de vagas:
- 890 para cursos de educação profissional técnica de nível médio no Centro de Educação Profissional Escola Técnica de Águas Claras;
- 495 para qualificação profissional no Centro de Educação Profissional Escola Técnica de Ceilândia;
- 290 para qualificação profissional e 300 para cursos de qualificação profissional técnica de nível médio no Centro de Educação Profissional Escola Técnica da Asa Sul;
- 1,3 mil para qualificação profissional e educação profissional técnica no Centro de Educação Profissional Escola Técnica de Planaltina;
- 601 para qualificação profissional e educação profissional técnica no Centro de Educação Profissional Escola Técnica do Guará.
Fonte: Metrópoles