O câncer de mama e a vida sexual
Por Laís Marcione – @laismarcione
Estamos falando de uma doença devastadora que afeta o corpo e o psicológico de uma mulher estando diretamente relacionada à depressão, baixa autoestima e diminuição da libido.
Seria tão simples falar somente de prevenção, auto cuidado e autoexame, mas precisamos saber que a doença acontece e atinge milhares de mulheres todos os anos. Só no Brasil em 2021 foram 66.280 novos casos segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Parece até um exagero colocar câncer de mama e vida sexual numa mesma frase né??? Porém é preciso de uma olhar atrevido e carinhoso a esses temas em conjunto e tentar entender a relação de ambos, afinal a mulher já esta carregando uma carga pesada e muitas vezes ela mesmo se julga e se menospreza pela falta de desejo sexual.
É normal, durante o tratamento, os hormônios como a progesterona e a testosterona diminuírem bastante, assim afetando diretamente a libido.
A depressão e a baixa autoestima também são fatores determinantes nessa vida sexual. Muitas afirmam que a vida sexual é a ultima coisa que elas precisam e com esses pensamentos se distanciam dos seus relacionamentos.
Agora com aquele olhar atrevido e carinhoso, podemos enfim destrinchar o porque câncer de mama e vida sexual numa mesma frase.
A VIDA SEXUAL NÃO SE REMETE SOMENTE AO ATO SEXUAL PROPRIAMENTE DITO, A MULHER ESTÁ PASSANDO POR UMA FASE QUE ELA PRECISA SIM DE INTIMIDADE, AMOR, CARINHO E ACEITAÇÃO. A VIDA SEXUAL VEM ACOMPANHADA DE ACONCHEGO COMPANHEIRISMO.
É ATE BOM DIMINUIR A IMPORTÂNCIA DO ORGASMO E FOCAR NO PRAZER DO BEIJO, DA PELE, DO ABRAÇO, DO TOQUE.
O CÂNCER DE MAMA NÃO DEFINE A MULHER QUE VOCE É. NÃO DEFINE OS SONHOS QUE VOCE TEM. NÃO DEFINE OS DESEJOS QUE VOCE SENTE. A ÚNICA QUE PODE DEFINAR TAIS SENTIMENTOS E EMOCÕES É VOCE MESMA!
ENTÃO CALMA! SE AME, SE TOQUE E SE PERMITA SER AMADA!