NBB 2025/2026 é lançado com o lema “Nossa Terra tem Basquete”

– Continua após a publicidade –

O Novo Basquete Brasil (NBB) 2025/2026 foi lançado oficialmente nesta terça-feira (14/10), no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo, com o slogan “Nossa Terra tem Basquete”. A 18ª edição do principal campeonato do basquete nacional chega com uma proposta ousada: fortalecer a identidade do esporte brasileiro e mostrar que a modalidade vai além das quadras, unindo pessoas de diferentes regiões e culturas. A bola sobe no sábado (18/10), com cinco jogos, enquanto o Brasília Basquete estreia na quarta-feira (22/10), diante do Osasco, às 20h15, no Nilson Nelson.

A nova temporada traz uma marca histórica: 20 equipes participantes, o maior número desde a criação do torneio. Além dos tradicionais Flamengo, Franca, Minas, Corinthians e Vasco, o campeonato celebra o retorno do Rio Claro Basquete (SP) e dá boas-vindas a dois novos projetos: o Basket Osasco (SP) e o Cruzeiro Basquete (MG), campeões das divisões de acesso. As 20 equipes representam sete Estados e o Distrito Federal, consolidando o NBB como a competição de basquete mais abrangente do país.

O conceito visual da campanha aposta em elementos regionais, representando cada canto do Brasil com traços, cores e símbolos autênticos. Sem recorrer a caricaturas, a identidade visual traduz o sentimento de pertencimento e diversidade cultural. “Nossa Terra tem Basquete” transforma o mapa do país em uma grande quadra simbólica, onde cada região traz essência própria e contribui para uma narrativa de união e celebração.

– Continua após a publicidade –

Além de uma campanha estética, a proposta busca inspirar o público a enxergar o basquete como ferramenta de inclusão e expressão cultural. A ideia é cada torcedor reconhecer o esporte na própria realidade (nas praças, ginásios e comunidades) e perceba o amor pelo basquete conectando histórias e territórios. A referência à “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, reforça esse sentimento nacional, transformando a saudade e o pertencimento em símbolos de identidade esportiva.

Comandando um dos elencos mais fortes do torneio, Dedé Barbosa destacou o trabalho de reconstrução do Brasília para a nova temporada. “A última ficou com um gosto amargo, principalmente nos playoffs. Este ano pensamos muito na história do Brasília, uma franquia vencedora. Procuramos um elenco forte, com jogadores prontos para uma maratona de grandes jogos”, afirmou o técnico. A equipe brasiliense chega motivada a reescrever a trajetória em um campeonato com promessa de unir o país sob um mesmo ritmo: o do basquete brasileiro.

Jogos de estreia

Sábado (18/10)
16h Vasco da Gama x Fortaleza Basquete Cearense (Ginásio de São Januário)

Sábado (18/10)
16h Cruzeiro x Mr. Moo São José Basketball (Ginásio Dona Salomé)

Sábado (18/10)
17h Bauru Basket x Flamengo (Ginásio Panela de Pressão)

Sábado (18/10)
18h Rio Claro x Pinheiros (Ginásio Felipe Karam)

Sábado (18/10)
18h KTO Minas x Corinthians (Arena UniBH)

Domingo (19/10)
15h Basket Osasco x Sesi Franca (Ginásio Geodésico)

Segunda-feira (20/10)
19h30 Paulistano/CORPe x Bauru Basket (Ginásio Antonio Prado Jr)

Segunda-feira (20/10)
20h Botafogo x Fortaleza Basquete Cearense (Ginásio Oscar Zelaya)

Terça-feira (21/10)
19h30 Caxias do Sul Basquete x Pato Basquete (Sesi)

Terça-feira (21/10)
20h Flamengo x UNIFACISA (Ginásio do Maracanazinho)

Quarta-feira (22/10)
20h15 CAIXA/Brasília Basquete x Basket Osasco (Nilson Nelson)

Quinta-feira (23/10)
19h KTO Minas x Mogi Basquete (Arena UniBH)

Quinta-feira (23/10)
19h Ceisc/União Corinthians x Pato Basquete (Poliesportivo Arnão)

– Publicidade –

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com