Para trabalhar com programação de TV são necessários os serviços de um especialista, alguém com conhecimento suficiente e disposto a se debruçar dia e noite em cima disso.
E agora, muito mais que antes, porque são enormes e bem complexos os desafios.
Olha só o caso das manhãs.
Globo à parte, é um drama que deve afligir as demais, porque se você for a fundo, vai ver que não há conteúdo nenhum capaz de competir com jornalismo ou com uma revista nas manhãs. Nada diferente que possa, da mesma maneira, chamar atenção do público e do mercado publicitário.
Infantil não dá mais, novelas não criam hábito e esporte é masculino.
O problema é que jornalismo serve para alavancar, mas não traz dinheiro e até hoje, mesmo com as facilidades apresentadas, ainda é considerado um brinquedo caro.
A revista, nos moldes do “Encontro”, “Mais Você” e “Hoje em Dia”, até porque não inventaram outra, é a única e melhor saída.
Agora, para isso, de novo é bom repetir: tem que ter elenco à altura e uma estrutura capaz.
São detalhes que o SBT, que está planejando estrear alguma coisa por aí, deve pensar e fazer acontecer. Estrear por estrear de qualquer jeito, achando que o público vai comprar, é um novo convite ao suicídio. As experiências anteriores e muito ruins devem ser levadas em conta.
(O SBT, tudo indica, terá Catia Fonseca nas suas manhãs – Divulgação)
Em cima disso
O “Primeiro Impacto” se tornou um jornal consolidado no SBT, mas é para o começo da manhã.
Ali é o lugar dele, porque as suas possibilidades se limitam ao merchandising. Não consegue patrocínio de nada e nunca vai conseguir. Vai sempre flertar com o vermelho.
Por sua vez
Um programa feminino, capaz de oferecer assuntos variados e diferentes todos os dias, encontra sempre uma boa acolhida do público e do mercado comercial.
Fatura mais. Por exemplo: por que o “Hoje em Dia” existe há mais de 20 anos na Record? E por quantos mais continuará existindo?
A propósito
Em se tratando de “Hoje em Dia”, parece que se acalmou de vez a barulheira em torno de mudanças na sua produção e na própria equipe de apresentação.
Tudo deve continuar exatamente do jeito que está, ao menos por enquanto. A substituição de Ticiane Pinheiro ainda será melhor avaliada.

(Instagram)
Falando nisso
Está tudo muito quieto nos últimos dias, mas os trabalhos de um programa para Ticiane Pinheiro no GNT seguem sem pular etapas.
As providências a respeito serão tomadas no decorrer desses próximos meses, para exibição no segundo semestre. É o que há, por enquanto. Nem título ainda tem.
Tá na área
Evaristo Costa está no Brasil e por todos esses dias continuará por aqui, afinando detalhes do seu acordo com a Record para o “Casa do Patrão”.
Londres vai ter que esperar.
Combinado assim
Em “Três Graças”, mas bem lá na frente ainda, a ideia é que Zenilda (Andréia Horta) e Rogério (Eduardo Moscovis) formem um casal.
Por enquanto, e antes de um chega mais, os dois só seguem os seus planos de vingança.

(Du Moscovis e Andréia Horta / Divulgação Globo)
Muita lenha
No mundo inteiro e aqui também, as grandes corporações começam a entender a importância de chamar de volta pessoas de grande valor, que ainda têm muito a oferecer.
Leon Abravanel, agora, está de novo no SBT. Antes, Carlos Henrique Schroder e Ricardo Waddington voltaram para a Globo. Lá fora, então, isso acontece aos montões.
Astral diferente
O que é a vida… Só com o movimento de uma pedra, o SBT de ontem já parecia outro, mais animado e esperançoso por dias bem melhores pela frente.
Desde a portaria da Anhanguera e por todos os seus corredores a volta do Leon foi comemorada por todos.
Nova série
A CazéTV vai estrear, na última semana deste mês, a série “Um Dia Com…”, que acompanha a rotina de grandes jogadores brasileiros na Europa. Em dez episódios, Chico Moedas e Guilherme Beltrão passaram duas semanas entre Inglaterra, Espanha e França, visitando atletas em suas casas e clubes.
Entre os nomes da primeira temporada estão Endrick, Rodrygo e João Pedro. A proposta é mostrar o lado mais leve e pessoal dos craques, misturando futebol e vida fora de campo.

(Rodrygo – Arquivo)
Escalada – 1
Os produtores de grandes eventos estão preocupados com o inflacionado cachê das estrelas do sertanejo.
Nenhuma conversa começa por menos de R$ 1 milhão. Só que aí têm também os custos de produção, transporte, estadia e alimentação, que jogam qualquer acerto lá em cima. Não à toa, que só algumas prefeituras têm se dado ao luxo de contratar.
Escalada – 2
Vale reconhecer e dizer que não são apenas os sertanejos famosos que jogam seus cachês nas alturas. Outros gêneros também.
E, acredite, quando um determinado alguém tem frequência em programas da Globo, até isso é usado para contar e inflacionar o cachê.
Nova temporada
Lucas Selfie, já há um tempo se dedicando aos realities da Record, começou a gravar nova temporada do “Trampo Zika”, projeto da TV paga e do YouTube.
De coletor de lixo, pedreiro, bombeiro, resgate de animais…, o Lucas encara todas em “Trampo Zika”, entre profissões que são essenciais para a sociedade, e até algumas inusitadas. O Faro, parece, vem com algo parecido na Globo.
Aprovado
Daniel Berlinsky, de “Dona Beja”, é o autor de “Vambora”, novela recentemente selecionada pelo edital da TV Brasil.
História em 30 capítulos, sobre busca da verdade e descoberta do amor, no Brasil e em Portugal, com atores dos dois países. Direção de Roberta Richard.
Vai começar
Nesta sexta-feira, a Rede TV! inicia a transmissão de mais um “Bastidores do Carnaval”, agora em sua 22ª edição.
Além do time do “TV Fama”, estarão no estúdio Nizam Hayek, Renata Banhara, Taiguara Nazareth, Rosiane Pinheiro, Erika Schneider, André Marinho, Guipa, Luiza Ambiel, Viny Vieira e Liziane Gutierrez.
Screenshot
(Erika Schneider – Instagram)
Bate – Rebate
- “Dona Beja”, produção da Floresta protagonizada por Grazi Massafera, chegou ao primeiro lugar de buscas na HBO Max Brasil…
- … E também tem se destacado em vários outros países.
- Paloma Tocci, apresentadora da Record, é a nova embaixadora da Pinnacle, bet presente em mais de 100 países.
- Em 3 de março, no Marte Hall, tem a pré-estreia de “Minha Mãe Sandra”, filme que tem a depressão como forte abordagem…
- … Em seu elenco, Bianca Rinaldi, Laura Lorenzetti, Ivan Parente, Francis Costa e Sofia Fornazari.
- Paolla Oliveira será comentarista do Multishow no desfile das campeãs do Rio de Janeiro…
- … E com transmissão também no Globoplay.
- Pedro Sampaio será um dos convidados da Patrícia Poeta, no “Encontro” do dia 23, direto do Rio.
- O projeto “100 Anos de Riso e Resistência– Dario Fo em Cenas” vai acontecer de 21 a 27 de março, no Teatro Itália…
- Um tributo de mais de 100 países ao centenário de nascimento do dramaturgo, a convite da Fondazione Fo Rame. A organização é de Neyde Veneziano.
- Em Salvador, a Band conta com o apoio da Têm Dendê Produções na cobertura do Carnaval 2026…
- … A produtora baiana já tem 27 anos de experiência neste segmento de Carnaval de rua.
- O Canal Like e a Claro TV+ também estarão na cobertura do Carnaval de Salvador.




