Não criamos o problema, diz Alckmin sobre tarifaço de Trump

Vice-presidente afirma que trabalhará para resolver o impasse com os Estados Unidos; publicou vídeo nas redes sociais

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que o Brasil não foi o responsável por criar o “problema” do tarifaço dos Estados Unidos de Donald Trump (Partido Republicano), mas que irá trabalhar para resolvê-lo.

Essa tarifa absurda não tem a menor lógica. Olha, o Brasil não abre mão da sua soberania, nem da separação dos poderes”, disse Alckmin em um vídeo nas redes sociais em tom descontraído.

O ministro voltou a falar sobre o deficit comercial que o Brasil tem com os Estados Unidos. Isso significa que os brasileiros mais compram do que vendem aos norte-americanos.

“O Brasil se dá bem com todos os países do mundo, temos uma relação de mais de 200 anos de parceria com os Estados Unidos”, disse o vice.

Assista ao vídeo (1min3s): 

ENTENDA

Trump anunciou em 9 de julho uma tarifa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os EUA.

A medida entra em vigor em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.

Na prática, isso encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, podendo reduzir a competitividade de exportadores brasileiros.

A tarifa é adicional a outras já existentes e foi determinada de forma unilateral pelo governo dos EUA.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *