– Continua após a publicidade –
O brasiliense Caio Bonfim voltou a brilhar no cenário internacional. Na noite desta sexta-feira (12/9), no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, o atleta da capital federal conquistou a medalha de prata na prova dos 35km da marcha atlética, resultado histórico e inédito na carreira. Foi a primeira condecoração em uma prova na competição mais prestigiada da modalidade.
Caio iniciou a prova na capital japonesa dosando o ritmo e manteve-se entre os primeiros colocados. Nos últimos cinco quilômetros, ainda em sexta posição, o brasiliense iniciou uma reação impressionante, com ultrapassagens firmes e estratégicas, demonstrando experiência e força mental.
A disputa pelo ouro chegou a ser uma possibilidade quando o líder Evan Dunfee, do Canadá, sofreu com cãibras na reta final, mas Caio não conseguiu reduzir a diferença e cruzou a linha de chegada em 2h28m55s, garantindo, mesmo assim, um resultado memorável. O canadense ganhou o ouro, com o tempo de 2h28m22s. O japonês Hayato Katsuki fechou o pódio, com a marca 2h29m16s.
– Continua após a publicidade –
A prova de 35km não é a especialidade do brasiliense. Normalmente, Caio Bonfim compete nos 20km, distância adotada nas provas de Jogos Olímpicos. Com esta medalha, o atleta do Distrito Federal se consolida como um dos maiores nomes da marcha atlética brasileira e orgulho do atletismo candango.
Ao longo da carreira, Caio Bonfim conquistou diversos pódios internacionais. Nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, foi prata nos 20km; em Mundiais, soma dois bronzes em Budapeste-2023 e Londres-2017, também nos 20km. Nos Jogos Pan-Americanos, faturou prata em Santiago-2023 e Lima-2019 nos 20 km, além de bronze em Santiago-2023 no revezamento de marcha e nos 20 km em Toronto-2015.
– Publicidade –