– Continua após a publicidade –
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu, nesta sexta-feira (26/9), uma recomendação para integrantes da Torcida Jovem do Flamengo serem impedidos de ingressar em estádios e arenas esportivas do Distrito Federal. A decisão foi tomada pela Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios de Futebol e encaminhada às Secretarias de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade e Esporte e Lazer, além do Metrô-DF e da Concessionária Arena BRB.
O documento orienta a proibição da entrada de pessoas identificadas como membros, associados ou apoiadores da Torcida Jovem do Flamengo em partidas e eventos esportivos realizados na capital federal, como o Torneio de Abertura do NBB, marcado para começar no domingo (28/9), com participação do clube carioca. A recomendação inclui, também, a restrição ao uso de uniformes, bandeiras, faixas, instrumentos musicais e quaisquer símbolos ligados à torcida.
À Secretaria de Segurança Pública, cabe reforçar os mecanismos de fiscalização, tanto nos acessos quanto nas áreas externas dos estádios, além de manter atualizado o cadastro de torcidas organizadas. Já a Semob, o Metrô-DF, a Arena BRB e a Secretaria de Esporte e Lazer devem adotar procedimentos específicos para evitar o ingresso de torcedores identificados com a facção nos dias de jogos. Todas as instituições notificadas têm 10 dias corridos para informar ao MPDFT as medidas adotadas.
– Continua após a publicidade –
O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, destacou que a iniciativa busca evitar a repetição de episódios de violência. “A Comissão decidiu expedir a recomendação pela necessidade de coibir todo e qualquer ato violento por parte de torcedores ou integrantes de torcidas organizadas no DF”, afirmou. A Comissão de Prevenção e Combate à Violência é coordenada pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão e formada por promotorias especializadas nas áreas criminal, do consumidor, de defesa de direitos difusos e cíveis.
Caso em Samambaia
A recomendação tem como pano de fundo o assassinato de um torcedor do Vasco da Gama no último domingo (21/9), em um ônibus coletivo em Samambaia. Segundo registros, a vítima foi obrigada a retirar a camisa do clube cruzmaltino por homens vestidos com camisas do Flamengo, antes de ser espancada até a morte.
Na terça-feira (23/9), o MPDFT já havia solicitado informações às autoridades de segurança sobre a identificação dos suspeitos, possíveis vínculos com torcidas organizadas e as providências investigativas em andamento, incluindo acesso a boletins de ocorrência e imagens do circuito interno do ônibus. A medida também considera decisão recente do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio de Janeiro, ajuizada pelo Ministério Público estadual, que suspendeu a atuação da Torcida Jovem Flamengo em estádios por dois anos em todo o território nacional.
– Publicidade –