O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) do Distrito Federal atendeu à ocorrência após receber uma denúncia. No local, a equipe constatou a morte de 12 capivaras. Dois filhotes, no entanto, conseguiram sobreviver. Um deles foi encontrado com ferimentos graves, mas com sinais vitais, e foi imediatamente resgatado. Horas depois, um segundo filhote foi localizado escondido em um arbusto, apresentando sinais de desorientação, estresse e machucados leves.
Ambos os filhotes foram encaminhados ao Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal (HFaus), que é responsabilidade do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Lá, os animais receberam os primeiros socorros e, segundo informações, permanecem sob cuidados veterinários e estão estáveis.
Motorista identificado
A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está investigando o caso e já conseguiu identificar o motorista responsável pelo atropelamento. A corporação localizou o veículo e identificou o condutor com base em imagens de câmeras de segurança da região. Contudo, o nome ou a idade do motorista não foram divulgados pela PCDF.
A DRCA segue com as diligências para a conclusão do inquérito, apuração das responsabilidades e eventual responsabilização criminal do condutor, conforme prevê a legislação ambiental vigente.
A PMDF aproveitou para reforçar um alerta importante à população: “Reforçamos mais uma vez a importância da condução responsável em áreas de preservação ambiental e alertamos para a necessidade de atenção redobrada nas vias que margeiam o Lago Paranoá, especialmente em horários noturnos ou de baixa visibilidade.”