Lula inicia giro de Carnaval sob cautela do Planalto

Presidente ficará em camarotes oficiais, e ala “Amigos do Lula” na Sapucaí será só para aliados sem mandato ou cargo público

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa nesta 6ª feira (13.fev.2026) um giro pelos principais polos do Carnaval brasileiro. O roteiro inclui Recife, Salvador e Rio de Janeiro antes da viagem oficial à Índia e à Coreia do Sul, marcada para 3ª feira (17.fev).

O périplo carnavalesco despertou preocupação no Palácio do Planalto, depois de tentativas da oposição de barrar o desfile em homenagem a Lula. A agenda agora é acompanhada por cautela interna. O Planalto decidiu concentrar autoridades em camarotes e evitar exposição excessiva em desfiles, em ano eleitoral.

O tour de Lula, que combina eventos partidários, blocos de rua e desfiles, também é uma estratégia eleitoral. O presidente quer mostrar vitalidade aos 80 anos e reforçar a costura de seus palanques.

Recife e Salvador

Lula desembarca em Recife nesta 6ª feira (13.fev) para uma visita às novas instalações expandidas da fábrica de medicamentos da Aché. No sábado (14.fev), às 10h, acompanha o Galo da Madrugada do camarote oficial, ao lado do prefeito João Campos (PSB).

Mesmo diante das conversas de Lula sobre dar a vice-presidência ao MDB, aliados avaliam que a ida do presidente ao Galo da Madrugada fortalece o PSB. O partido deve liderar o palanque de Lula no Estado, em oposição ao grupo da governadora Raquel Lyra (PSDB) –com quem Lula também mantém boa relação. 

À tarde, segue para Salvador, onde ficará no camarote do governo baiano no circuito Campo Grande. Acompanham os caciques do Estado, o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro Rui Costa (Casa Civil). Deve assistir ao trio da ministra da Cultura, de Margareth Menezes. O presidente esteve na capital baiana na semana anterior para o aniversário de 46 anos do PT.

Na Bahia, o palanque de Lula será liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues. O Estado seguirá como um dos principais redutos eleitorais do presidente em 2026. A oposição ao lulismo será liderada novamente por ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador que tem liderado as pesquisas. Na capital, a prefeitura é comandada por Bruno Reis (União Brasil), aliado de Neto.

Rio de Janeiro

No domingo (15.fev), o presidente visita um hospital em Jacarepaguá à tarde. À noite, acompanha o desfile da Acadêmicos de Niterói. Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação abrirá os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

Lula não desfila e vai ver tudo camarote do prefeito Eduardo Paes (PSD). A primeira-dama, Janja Lula da Silva, será destaque na Acadêmicos de Niterói.

O camarote ficou a cargo da Presidência após o prefeito entregar a organização ao governo federal. O cerimonial do Planalto coordena o espaço e o gabinete de Janja organizou os convites.

Planalto segura ministros e políticos com mandatos

A participação de ministros, deputados e senadores está restrita aos camarotes. O Palácio do Planalto determinou que a ala “Amigos do Lula” na Acadêmicos de Niterói seja exclusiva para aliados sem mandato ou cargo público. A medida visa a reduzir riscos jurídicos e eleitorais da homenagem ao presidente, mesmo após o TSE rejeitar pedidos para suspender o desfile.

Segundo apurou o Poder360, a avaliação é de que não haveria problema jurídico, mas o governo decidiu adotar a medida como cautela, para evitar atritos e proteger a escola estreante no Grupo Especial.

Entre os nomes confirmados nos camarotes oficiais estão Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Lindbergh Farias (deputado federal) e Marcelo Freixo (presidente da Embratur).

O retorno a Brasília está programado para 2ª feira (16.fev). No dia seguinte, Lula embarca para compromissos na Ásia.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com