Lula é eleito com 50,90% dos votos válidos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito presidente do Brasil hoje (30). Lula derrotou o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da disputa presidencial e voltará à Presidência pela terceira vez, impondo uma inédita derrota nas urnas a um ocupante do Palácio do Planalto que buscava um segundo mandato.
Com 98,81% das seções eleitorais apuradas, Lula alcançou 50,83% dos votos válidos, não podendo mais ser alcançado por Bolsonaro, que somava 49,17%, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na eleição mais acirrada desde a redemocratização do Brasil.
A apuração foi apertada desde o início, com Bolsonaro ficando à frente até 67,76% das seções apuradas, quando Lula tomou a frente com 50,01% dos votos válidos.
Lula, que foi presidente por dois mandados de janeiro de 2003 ao fim de 2010, é a primeira pessoa a conquistar um terceiro mandado presidencial na história democrática do país. Aos 77 anos, completados na última quinta-feira, ele levará o PT de volta ao poder pouco mais de seis anos após o partido de esquerda ter sofrido o impeachment da então presidente Dilma Rousseff pelas chamadas “pedaladas fiscais” e herda um país dividido.