Israel só mata mulheres e crianças em Gaza, diz Lula

Sem mostrar evidências sobre sua afirmação, presidente volta a criticar forma como o exército israelense atua no conflito contra o grupo extremista Hamas

Sem evidências e contrariamente ao que mostram as estatísticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (7.jul.2025) que o exército de Israel só mata mulheres e crianças nos ataques que faz à Faixa de Gaza, contra o grupo extremista Hamas.

O que está acontecendo em Gaza já passou da capacidade de compreensão de qualquer mortal no planeta Terra. Dizer que aquilo é uma guerra contra o Hamas, e só se mata inocente, mulheres e crianças”, disse o presidente durante entrevista a jornalistas na cúpula do Brics, no Rio.

Na realidade, não é fato que só morreram mulheres e crianças nem que Israel tenha esses grupos demográficos como alvo.

O exército israelense reage ao ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que matou cerca de 1.200 israelenses, sendo 1.000 civis. O Hamas levou naquela data cerca de 200 reféns para Gaza e mantém ainda vários deles em cativeiro.

Israel diz que só vai interromper a guerra quando o Hamas devolver todos os reféns –o que o grupo extremista se recusa a fazer. No meio do processo, o Hamas usa locais ocupados por civis como escudo em Gaza para tentar impedir ataques.

Por exemplo, já foi descoberto um bunker com túnel do Hamas abaixo de um hospital. Nesses casos, Israel segue atacando e morrem civis –e mulheres e crianças. Mas é impreciso dizer que o alvo dos israelenses sejam civis.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *