Índice de preços ao consumidor subiu 0,1 p.p. em relação a agosto e 0,6 p.p. ante setembro de 2024; taxa mensal foi de 0,3%
A inflação nos Estados Unidos subiu para 3% em setembro no acumulado de 12 meses. É 0,1 ponto percentual maior que o registrado em agosto, quando foi de 2,9%. Em relação ao mesmo mês de 2024, é 0,6 p.p. maior.
A inflação mensal foi de 0,3%, 0,1 ponto percentual abaixo do registrado no mês anterior (0,4%). O relatório do BLS (Bureau of Labor Statistics) foi divulgado nesta 6ª feira (24.out.2025). Eis a íntegra.
Os dados do índice de preços ao consumidor chegam a poucos dias da reunião do Fed (Federal Reserve), que definirá a taxa de juros do país de 28 a 29 de outubro. A expectativa do governo norte-americano é que haja redução. Em razão do shutdown, a divulgação dos números da inflação sofreu um atraso de 10 dias.
O setor de energia subiu 1,5% e foi o maior fator no aumento mensal de todos os itens, puxado pelos preços da gasolina, que subiram 4,1% no mês. O setor de alimentação aumentou 0,2%, abaixo dos 0,5% de agosto.
A taxa para todos os itens, exceto alimentos e energia, subiu 0,2% em setembro. Os setores que aumentaram ao longo do mês incluem móveis e utensílios domésticos. O setor de vestuário apresentou aumento de 0,7%. Os preços de gás encanado, carros usados e eletricidade estão entre os poucos principais que diminuíram em setembro.




