Suspeito estava em surto psicótico e foi levado para atendimento médico; polícia não encontrou artefato explosivo ou arma
A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) foi acionada na manhã deste sábado (30.ago.2025), às 5h15, para atender a uma ocorrência na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Um homem ameaçou explodir uma bomba em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal).
O homem, identificado como Daniel Mourão, foi preso e levado para atendimento médico –ele aparentava estar em um surto psicótico. Uma equipe do Esquadrão Antibombas realizou a varredura e a inspeção dos pertences do suspeito. Havia só itens pessoais em sua mochila.
Em novembro de 2024, um homem tentou entrar no STF com explosivos. Ele morreu depois de detonar um deles na Praça dos Três Poderes.
JULGAMENTO DE BOLSONARO
A falsa ameaça de bomba ocorre às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A 1ª Turma do STF começa a julgar na 3ª feira (2.set.2025) o “núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado. A Corte reservou os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro para o julgamento. Além de Bolsonaro, os réus são:
- Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin;
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.
Em fevereiro de 2025, a PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou ao Supremo 34 dos 37 investigados por tentativa de golpe de Estado no Brasil. Segundo o órgão, Bolsonaro liderou a organização criminosa, que planejou, entre outras ações, o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades, incluindo o ministro Alexandre de Moraes.