– Continua após a publicidade –
O Governo do Distrito Federal (GDF) designou oficialmente a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF) para executar e supervisionar todas as ações relacionadas à Copa do Mundo Feminina de 2027. O torneio terá Brasília como uma das cidades-sede. A determinação está prevista no decreto nº 47.809/2025, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (14/10).
A SEL atuará em conjunto com outros órgãos do GDF, seguindo as diretrizes do Comitê Intersetorial de Coordenação da Copa do Mundo Feminina 2027 — Brasília, criado pelo mesmo decreto. O comitê terá a missão de planejar, integrar e acompanhar todas as iniciativas governamentais voltadas ao evento, também sediado por Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, a pasta terá um papel estratégico na preparação da capital federal. “Nosso objetivo é entregar um evento histórico e fortalecer o legado esportivo e social para a cidade. A SEL liderará a execução das ações e garantirá que Brasília esteja plenamente preparada para receber a Copa do Mundo Feminina da Fifa”, afirmou.
– Continua após a publicidade –
Entre as atribuições do comitê, estão coordenar obras e serviços públicos, promover segurança, mobilidade, saúde, acessibilidade e meio ambiente, além do acolher turistas e delegações. A iniciativa também inclui fomento a projetos de cultura, turismo, lazer e economia criativa, reforçando o protagonismo de Brasília como Capital do Esporte. A Casa Civil do DF exercerá a coordenação geral, com participação de 12 secretarias e a possibilidade de envolvimento da Arena Mané Garrincha nas atividades estratégicas.
A competição ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027 e a criação do comitê marca o início oficial dos preparativos para Brasília estar pronta para receber um dos maiores eventos esportivos do planeta. “A Copa do Mundo Feminina é uma oportunidade única para o Distrito Federal reafirmar sua capacidade de sediar grandes eventos esportivos e valorizar o futebol feminino, inspirando meninas e mulheres em todo o país”, completou Renato Junqueira.
– Publicidade –