O Estado de Jalisco, no México, entrou no chamado Código Vermelho de segurança, após grupos de narcotraficantes realizarem bloqueios em Guadalajara e outras cidades, com carros, postos de gasolina e lojas de conveniência incendiados. A onda de violência foi motivada pela notícia de que forças federais mataram Nemesio Oseguera Cervantes, também conhecido como “El Mencho”, líder e fundador do Cartel Nova Geração de Jalisco (CJNG).
Imagens nas redes sociais mostraram correria e pânico no aeroporto de Jalisco, mas a administradora Grupo Aeroportuario del Pacifico publicou nota dizendo que não foram registrados incidentes nas áreas internas do aeroporto e que nenhum voo havia sido cancelado. “Instamos os usuários e passageiros a manter a calma e atender a todo momento as indicações do pessoal aeroportuário.”
Leia também: Presidente do México diz que teve “boa conversa” com Trump sobre segurança e drogas
Continua depois da publicidade
A operação que resultou na morte do traficante aconteceu no município de Talpa de Allende, área controlada pelo cartel. Após a confirmação da morte, houve grande mobilização das forças de segurança mexicanas em pelo menos seis estados: Jalisco, Michoacán, Colima, Guanajuato, Tamaulipas e Aguascalientes, com bloqueios rodoviários e desdobramentos táticos simultâneos, informou o site do jornal Cronica de Hoy.
O governador Pablo Lemus Navarro escreveu nas redes sociais que forças federais realizaram uma operação em Tapalpa, que resultou em confrontos na área. “Como consequência dessa operação, indivíduos em várias partes da região e em outras áreas de Jalisco incendiaram veículos e bloquearam estradas para dificultar as ações das autoridades. Dei instruções para a criação imediata do comitê de segurança, com autoridades dos três níveis de governo, e para a ativação do código vermelho, a fim de coibir atos contra a população”, informou.
O Governo de Jalisco também informou que o serviço de transporte público na ZMG foi suspenso, e há um relato de que a Vía Recreativa, o passeio dominical da capital de Jalisco, também foi suspensa.
“Permanecemos em Código Vermelho. Reiteramos a recomendação de que evitem sair de casa. Confrontos estão ocorrendo em diversos estados. O governo federal divulgará informações oficiais sobre os acontecimentos em breve”, disse o governador.




