– Continua após a publicidade –
Chegou ao fim o sonho do Minas Brasília de retornar à elite do futebol feminino. Após sofrer a virada no confronto de ida, dentro de casa, as brasilienses foram até o Ceará para o jogo decisivo diante do Fortaleza. Diante de um bom público no Estádio Dutrinha, as cearenses asseguraram a classificação para a Série A1 do Brasileiro após o empate em 0 a 0. A equipe do DF fez bom jogo e dominou boa parte da partida realizada neste domingo (6/7), mas não conseguiu balançar as redes para levar a partida para a decisão por pênaltis.
A partida de ida, realizada no Estádio Bezerrão, terminou em 2 a 1 para o Fortaleza. As ‘Minas’ abriram o placar aos 20′ do segundo tempo, com Monse Ayala. Antes de sofrer a virada, a equipe do DF ainda teve uma jogadora expulsa. Quase na reta final, Geovana e Akhemi marcaram os gols responsáveis por colocar as Leoas do Pici na elite do Brasileirão. Já classificadas, as cearenses irão enfrentar o Botafogo nas semifinais da Série A2. Do outro lado da chave, Santos e Atlético-MG disputam a vaga na decisão do torneio.
Primeiro tempo
Mesmo com a vantagem construída no jogo de ida, o Fortaleza iniciou com tamanha intensidade que esbarrava com o nervosismo. As Leoas conseguiram uma falta perigosa aos dois minutos, rente à linha da grande área, mas desperdiçou. As ‘Minas’ jogavam atentas e concentradas: adiantaram a marcação, pressionaram a saída de bola e forçavam diversos erros de saída de bola das cearenses. A primeira chance veio aos 4′, também em bola parada. Monse cobrou e a zaga da casa afastou mal. Michelle ficou com a sobra dentro da área, mas sem equilíbrio, finalizou em cima da goleira.
– Continua após a publicidade –
Outra boa chegada do Minas foi com a capitã Rafa, em chute de fora da área. A bola passou rente à trave direita cearense. Empurradas pelo bom público no Estádio Presidente Vargas, o Fortaleza passou a se encontrar a partir dos vinte minutos. O momento mais perigoso das donas da casa aconteceu na reta final do primeiro tempo, quando o relógio cronometrava 41 minutos jogados. Ainda antes do meio-campo, Leidiane lançou em profundidade para Jhow invadir a área e ficar cara a cara com a goleira. Melhor para Rubi, que saiu bem para fechar o ângulo e salvar a equipe do DF.
Clique e leia mais:
Segundo tempo
Naturalmente, as Minas voltaram com mais ímpeto para a segunda etapa. Kathleen Azevedo não promoveu mudanças durante o intervalo, mas as brasilienses alteraram a postura. Tocavam a bola com agilidade e mantinham a posse no setor ofensivo, mas sem criar grandes chances. A defesa do Fortaleza, frequentemente surpreendida, cometia faltas para impedir as investidas da equipe do Distrito Federal. Na frente, as donas da casa passaram a sair em contra-ataques, principalmente com Leidiane – válvula de escape da equipe treinada por Erandir Feitosa.
A principal chance das Minas veio apenas aos 34′. Rafa cobrou falta na intermediária e Rhayssa desviou para dentro da área. Nathália apareceu sozinha na área para finalizar, mas a atacante Jhow apareceu na defesa para evitar o gol que levaria a partida para as penalidades. Outra chegada de perigo foi na marca de 41′. Nathália ajeitou para Rafa, na entrada da área, finalizar de primeira. A goleira Lorrana defendeu e Cacá pegou o rebote. Mais uma vez, a guarda-redes do Fortaleza fez um milagre para mandar para escanteio.
Fortaleza – 0
Escalação: Lorrana; Isabella, Júlia, Bruna e Thalita 🟨; Esterfany (Nainara), Leidiane (Kathleen) e Mayara (Tainá); Andressa, Natália (Akhemi) e Jhow
Técnico: Erandir Feitosa
Minas Brasília – 0
Escalação: Rubi; Rhayssa, Arcanjo, Esther e Ana Júlia; Stephane (Lívia), Rafa (Nathália) e Monse (Mariana); Jayanne (Cacá 🟨), Michelle (Palominha) e Gaby
Técnica: Kathleen Azevedo
– Publicidade –