Fim de subsídios derruba vendas de carros elétricos de luxo nos EUA

Compradores norte-americanos têm dado preferência a modelos mais baratos, forçando indústria a mudar de estratégia

Montadoras de veículos elétricos nos EUA enfrentam queda nas vendas de carros de luxo e vêm sendo forçadas a migrar para modelos mais acessíveis. Segundo reportagem do The New York Times, a Ford suspendeu a produção do F-150 Lightning, uma picape cujos preços variavam de US$ 55.000 a US$ 85.000. Não foi definida uma data para a retomada.

A mudança no mercado se deu depois que o Congresso norte-americano e o presidente Donald Trump (Partido Republicano) eliminaram, no fim de setembro, os incentivos fiscais para a compra de veículos elétricos.

A Ford informou que não consegue determinar quando ou mesmo se voltará a produzir o modelo de picape elétrica, considerando as incertezas do mercado sem os subsídios governamentais.

Esta situação representa uma transformação mais ampla no setor de veículos elétricos. Por muitos anos, os norte-americanos compraram principalmente modelos de luxo, como o Tesla Model S e a Porsche Taycan, todos com preços superiores a US$ 80.000.

Com o fim dos incentivos, os compradores agora preferem modelos mais econômicos, como o Chevrolet Equinox e o Hyundai Ioniq 5, com preços iniciais de aproximadamente US$ 35.000, menos da metade do custo dos modelos premium.

Em outubro, as vendas de carros elétricos nos EUA caíram cerca de 33%, na comparação anual, para 64.500 carros, segundo estimativas da J.D. Power. As vendas do F-150 Lightning tiveram uma queda de 12% (1.543 veículos).

“Quando o subsídio acabou, os veículos mais caros realmente começaram a desacelerar”, afirmou Tim Hovik, cujo concessionário, San Tan Ford em Gilbert, Arizona, chegou a vender dezenas de Lightnings por mês.

OUTRAS MONTADORAS AFETADAS

Assim como a Ford, a GM suspendeu a produção de seu Hummer EV. A fábrica em Michigan, responsável pela produção do modelo, deve retomar as atividades em janeiro, segundo o Times. Mas funcionará por só 1 turno diário de 8 horas, em vez de 2. A GM também reduziu o ritmo de produção dos modelos elétricos da Cadillac.

Aa Tesla também cortou a produção de seus 3 modelos de luxo – o Modelo S, o Modelo X e o Cybertruck. A Honda descontinuou o esportivo Acura ZDX, enquanto a Stellantis cancelou a picape Ram antes mesmo de chegar às concessionárias.

O corte dos subsídios afetou também as marcas europeias. A Mercedes-Benz, que vendia versões elétricas de seus sedãs e SUVs de luxo nos EUA, informou recentemente que deixará de exportá-las ao país. A Volkswagen reduziu a produção da ID.Buzz, uma van elétrica de alto padrão fabricada na Alemanha.

A Porsche, montadora de carros esportivos controlada pela Volkswagen, anunciou que suspenderá o desenvolvimento de novos carros elétricos para investir em modelos a gasolina. No 3º trimestre de 2025, a montadora registrou um prejuízo operacional de quase € 1 bilhão.


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