A Polícia Militar do Distrito Federal recebeu denúncias sobre a realização de uma festa na Quadra 9 do Varjão, na noite desta terça-feira (22). Segundo os relatos, no local havia comercialização de entorpecentes, aglomeração de dezenas de pessoas, incluindo crianças e adolescentes consumindo bebidas alcoólicas e drogas, além de veículos com som automotivo em volume excessivo e bloqueio do trânsito, comprometendo o direito de ir e vir dos moradores.
Diante da flagrante perturbação da ordem pública, equipes da PMDF foram mobilizadas para intervir. Em razão da grande concentração de pessoas e do risco à segurança dos policiais e da comunidade, foi acionado o apoio do Batalhão de Policiamento de Choque.
Ao chegarem ao local, os policiais visualizaram um dos envolvidos tentando esconder entorpecentes no interior de uma residência. Durante a tentativa de abordagem, alguns participantes desobedeceram ordens legais, proferiram ofensas contra os militares e reagiram de forma agressiva, inclusive um deles agrediu um policial com um soco no rosto. O policial foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito.
Diante da resistência, foi necessário o uso da força e de equipamentos não letais para conter os agressores, restabelecer a ordem e garantir a segurança de todos os envolvidos.
Durante a varredura, foram apreendidas porções de entorpecentes, uma balança de precisão e cerca de R$ 930,00 em espécie, cuja procedência não foi justificada.
Cinco indivíduos foram detidos pelos crimes de desacato, resistência, desobediência e lesão corporal contra agente de segurança pública. Três dos detidos possuem antecedentes criminais, inclusive um deles(48 anos) possui o crime de homicídio e tráfico de drogas.
O indivíduo(20 anos) que agrediu o policial ficou preso sob fiança.
Os demais foram liberados ficando em apuração e TCO de desacato e resistência