Número de mortos subiu para 111 nesta 3ª feira (8.jul), enquanto mais de 170 pessoas seguem desaparecidas
As enchentes que atingem o Texas, nos Estados Unidos, desde o feriado de 4 de julho, já deixaram ao menos 111 mortos e podem ultrapassar o total de vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul em 2024, que terminou com 184 mortes. Segundo o site CNN International, autoridades locais ainda buscam por ao menos 172 desaparecidos, a maioria no condado de Kerr, região central do Estado.
O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou nesta 3ª feira (8.jul) que mais de 160 pessoas continuam desaparecidas apenas em Kerr. As inundações, que começaram na 6ª feira (4.jul), afetaram principalmente 6 condados do Estado. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, as enchentes foram causadas por chuvas torrenciais que provocaram uma elevação do nível do rio Guadalupe.
De acordo com a contagem mais recente, os condados com mais mortes confirmadas nesta 3ª feira (8.jul) são:
- Kerr: 87 mortos, 6 desaparecidos;
- Travis: 7 mortos, 10 desaparecidos;
- Kendall: 8 mortos;
- Burnet: 5 mortos, 1 desaparecido;
- Williamson: 3 mortos, 1 desaparecido;
- Tom Green: 1 morto
No Brasil, o Rio Grande do Sul viveu em maio de 2024 a maior enchente de sua história, com danos em quase todos os municípios. As chuvas deixaram 184 mortos e milhares de pessoas desalojadas. Houve mobilização nacional para envio de donativos e voluntários às regiões afetadas, especialmente na Região Metropolitana e no Vale do Taquari.