– Continua após a publicidade –
O sonho do Capital em avançar à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro terminou de forma silenciosa, longe do Distrito Federal. Na noite deste sábado (19/7), o empate por 0 x 0 entre Mixto e Aparecidense, em Cuiabá, sacramentou a eliminação matemática do Coruja na primeira participação na competição nacional, com duas rodadas de antecedência.
Com 14 pontos somados até aqui, o Capital até pode chegar a 20, mas já não consegue mais alcançar o Mixto, que chegou a 21 com o empate com a Aparecidense e ocupa a quarta colocação do Grupo A5 — última posição que garante vaga na próxima fase. Mesmo que vença os dois jogos restantes, o time candango ficará fora do G-4. Aparecidense, Luverdense e Ceilândia são os outros classificados.
A campanha do Capital foi marcada pela instabilidade do início ao fim. Em 12 jogos, a equipe somou apenas três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O ataque marcou 10 gols e a defesa sofreu os mesmos 10 — um retrato da irregularidade do time ao longo da competição nacional. O Coruja esteve no G-4 em apenas uma rodada, o que ajuda a explicar a precoce despedida.
– Continua após a publicidade –
Apesar de apresentar momentos de competitividade, o time não conseguiu engrenar uma sequência positiva. Empates em casa, derrotas diretas contra rivais de zona de classificação e a dificuldade para fazer gols nos momentos decisivos foram determinantes para a eliminação antecipada.
O tricolor, porém, tem a situação atenuada pela garantia de ter um calendário nacional na temporada 2026. Vice-campeão candango neste ano, o Capital ganhou o direito de jogar as próximas edições da Copa Verde, da Copa do Brasil e da Série D do Campeonato Brasileiro. Dono da taça local, o Gama será o outro representante do Distrito Federal nas mesmas competições.
– Publicidade –