O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) e a Dataprev anunciaram que concluíram neste domingo a atualização da infraestrutura tecnológica de serviços previdenciários.
A Dataprev é a estatal responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Segundo nota divulgada à imprensa, a empresa “concluiu com êxito a migração integral do seu último computador de grande porte para uma plataforma mais moderna, como parte do processo de modernização dos sistemas previdenciários”.
Com isso, o atendimento pela Central 135 e os serviços do aplicativo Meu INSS devem ser restabelecidos a partir desta segunda-feira, com exceção do simulador de aposentadoria. A ferramenta digital reúne serviços previdenciários numa única plataforma, como agendamento de perícias, pedido de aposentadorias e consulta dos benefícios.
Oportunidade com segurança!
O aplicativo vinha apresentando instabilidades e se tornou alvo de queixas de usuários nas últimas semanas. Diante desse cenário, no fim de janeiro, o governo anunciou que prorrogaria até 20 de março o prazo para que aposentados e pensionistas pudessem solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS. Esse prazo inicialmente seria encerrado em 14 de fevereiro.
Apesar da conclusão dessa atualização, o protocolo de implantação dos serviços prevê uma ativação gradual de seus sistemas, e, por isso, o ministério afirma que poderão ocorrer “momentos de lentidão”. Ainda segundo a nota, equipes técnicas estão monitorando a situação e “atuando em tempo real para evitar impactos nos serviços”.
De acordo com a pasta, mais de 220 profissionais atuaram nessa na migração e homologação dos serviços previdenciários de 28 de janeiro até este domingo, mobilizando equipes do ministério, do INSS e da Dataprev.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o comunicado à imprensa, esse processo de modernização realizado possibilitará a redução do tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios, de 96 para 48 horas, o aumento da capacidade de organização e execução de tarefas e a ampliação dos serviços digitais. Além disso, diz a nota, vai permitir que os usuários possam realizar atendimentos pelo aplicativo, sem a necessidade de comparecer presencialmente às agências.




