Curso de capacitação reforça atendimento humanizado a mulheres protegidas pelo Viva Flor

Com foco na proteção das mulheres e na qualificação dos atendimentos emergenciais, teve início nesta segunda-feira (9) o curso de capacitação voltado aos policiais militares que atuam no Centro de Operações (Copom). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), tem como objetivo aprimorar a atuação dos servidores no atendimento às vítimas protegidas pelo Programa de Segurança Preventiva Viva Flor. Ao todo, 176 profissionais participam da formação.

O curso vai até a próxima sexta-feira (13), com encontros presenciais das 8h às 12h, no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O foco está no atendimento rápido, humanizado e eficaz às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que integram o Viva Flor. A capacitação é baseada em protocolos específicos de resposta rápida, alinhados às diretrizes da Lei Maria da Penha.

“A qualificação dos profissionais que atuam no primeiro atendimento é essencial para salvar vidas. O Programa Viva Flor é uma ferramenta de ponta, mas seu sucesso depende diretamente da sensibilidade e prontidão dos nossos operadores no Copom, que precisam atuar em consonância com o programa. É claro que todos têm formação para atuar da melhor forma, mas esses encontros são essenciais”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, reforçou o caráter humanizado da ação: “O objetivo é que os servidores prestem um atendimento ainda mais humanizado e eficaz às mulheres. É esse cuidado, somado à tecnologia, que fortalece a rede de proteção”.

Tecnologia e resposta rápida

O Programa Viva Flor é uma iniciativa da SSP-DF voltada à proteção de mulheres com medidas protetivas de urgência. O ingresso no programa pode ocorrer por decisão judicial ou por ato administrativo da autoridade policial, conforme previsto em portaria conjunta entre os órgãos de segurança.

Inicialmente, o Viva Flor funcionava apenas por meio de um aplicativo no celular. A partir de 2021, passou a contar com um dispositivo próprio, semelhante a um telefone móvel, ampliando o alcance da proteção a mulheres em situação de maior vulnerabilidade. Atualmente, as duas ferramentas estão disponíveis.

Ao acionar o dispositivo, o alerta é imediatamente enviado ao Copom, onde equipes treinadas realizam o atendimento com georreferenciamento, garantindo agilidade no envio das viaturas e suporte especializado às vítimas. A tecnologia, aliada à capacitação dos profissionais, tem sido decisiva para ampliar a efetividade das medidas protetivas e prevenir crimes mais graves.

“A capacitação dos servidores do Copom é mais um passo estratégico do Governo do Distrito Federal para consolidar um modelo de segurança pública pautado pela eficiência, sensibilidade e compromisso com a prevenção da violência doméstica”, finalizou Avelar.


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