– Continua após a publicidade –
Mais uma convocação, mais um jogador do Brasília anunciado. Nesta segunda-feira (21/7), a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou os jogadores escolhidos para representar o Brasil na Americup 2025, na Nicarágua. Dentre os selecionados, a entidade confirmou um novo reforço brasiliense para o NBB 25/26: o ala Kevin Crescenzi, ex-Paulistano. Ainda neste mês, durante uma convocação para outra competição — a Solidarity Cup — a confederação também se adiantou e anunciou o ala-pivô Rafael Paulichi, ex-Vasco da Gama, como outro contratado da equipe do DF.
Kevin já tinha o nome ventilado nos arredores do Nilson Nelson desde o término desta edição do Novo Basquete Brasil (NBB), quando se destacou com a camisa do Paulistano. A equipe paulista chegou a se classificar aos play-offs, mas acabou eliminada nas oitavas de final. No decorrer da campanha, Crescenzi obteve médias de 12.2 pontos por partida, além de 3.5 rebotes e 3.4 assistências. Quanto a eficiência, ficou em 12.0. Nesta temporada, o ala de 32 nos e 1.93 de altura quebrou o próprio o recorde de pontos em uma só partida, quando anotou 33 pontos diante do Bauru, ainda na primeira fase.
Formado no basquete universitário dos Estados Unidos, Crescenzi teve a primeira experiência profissional no Brasil na temporada 17/18, com a camisa do Liga Sorocabana — hoje, inativo. Mesmo em uma campanha abaixo, se destacou dentre os companheiros e se transferiu ao Flamengo, onde conquistou o NBB 18/19 e a Copa Super Oito. Dali em diante, defendeu o Bauru, o Cerrado Basquete e Unifacisa. Nas últimas três edições do Novo Basquete Brasil, atuou pelo Paulistano. Kevin se despediu do clube no começo de junho, por meio das redes sociais. Confira:
– Continua após a publicidade –
Duas convocações distintas em um mês? Entenda
Ainda em 10 de julho, dois jogadores do Brasília Basquete foram convocados para a Seleção Brasileira: Rafael Paulichi e Daniel Von Haydin. Na ocasião, o chamado foi para representar a amarelinha em uma competição amistosa, a Solidarity Cup, disputada na China. Para Aleksandar Petróvic, técnico da seleção principal, o campeonato servirá de análise para mapear possíveis nomes para os Jogos Olímpicos de 2028. O treinador valoriza jovens atletas e quer oportunizar “variadas partes do ecossistema do basquete nacional”. Quem comandará a equipe é Rodrigo Silva, comandante do União Corinthians.
A convocação desta segunda-feira (21/7) é válida para a AméricaCup (Copa América) de Basquete, disputada na Nicarágua. Nesta, quem estará na beira da quadra é o próprio Aleksandar Petróvic. O treinador convocou 16 atletas, mas terá de cortar quatro deles para a competição. Kevin Crescenzi, mais novo jogador do Brasília, se juntará aos seguintes companheiros:
- Armadores: Caio Pacheco, do Coruña (ESP); Yago Mateus, do Estrela Vermelha (Sérvia); Alexey Borges, do Flamengo, e Georginho de Paula, do Franca
- Alas: Vitor Benite, do Baloncesto Sevilla (ESP); Reynan Gabriel, do Pinheiros; Léo Meindl, do San Pablo Burgos (ESP); Gui Deodato, do Flamengo, e Kevin Crescenzi do Brasília
- Pivôs: Marcio Santos, do Maccabi Tel-Aviv (Israel); Mãozinha Pereira, que está sem clube; Mathias Vazquez, do Overtime Elite (EUA), Lucas Dias, do Franca; Bruno Caboclo, do Hapoel Tel Aviv (Israel); Ruan Miranda, do Flamengo, e Tim Soares, do Sydney Kings (Austrália)
O Brasil está alocado no Grupo A da AméricaCup, ao lado dos Estados Unidos, Uruguai e Bahamas. O torneio será disputado entre 22 e 31 de agosto.

– Publicidade –