– Continua após a publicidade –
O ciclismo potência máxima foi a primeira modalidade a distribuir medalhas nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Disputada nesta quarta-feira (10/9), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a prova rendeu protagonismo a jovens promessas do esporte. O destaque ficou por conta de Jackson Ferreira, de Mato Grosso, dono de duas medalhas de ouro — no individual e na dupla mista. No feminino, Yasmin de Andrade, de São Paulo, brilhou com um ouro e uma prata.
As conquistas aconteceram sob os olhares atentos de Renato Rezende, atleta olímpico em três edições dos Jogos e hoje em fase de transição para treinador. Embaixador dos Jogos da Juventude, ele acompanhou de perto a competição. “É possível detectar talentos só pelo sprint, pela potência. Dá até vontade de subir na bike e competir”, comentou.
A prova desafia atletas a atingirem a maior potência possível em um sprint de seis segundos, em disputas individuais e de duplas mistas. Jackson, de 17 anos, alcançou 1.649 watts na prova masculina e depois ajudou sua parceira, Camila Daeuble, de 15, a garantir também o ouro na dupla mista. “É a primeira vez que competi fora do meu estado e voltar para casa com duas medalhas é demais”, disse o mato-grossense, nascido em Marcelândia.
– Continua após a publicidade –
No feminino, Yasmin, de 16 anos, registrou 1.116 watts para assegurar o ouro individual e ainda formou dupla com Danilo Gomes, que conquistou a prata na prova mista. “Meu foco era o ciclismo de estrada, mas os resultados vieram como consequência dos treinos”, contou a paulista.
Além dos dois grandes nomes da jornada inaugural, outras promessas subiram ao pódio. No feminino, Deborah Fernandes (SP) levou a prata, e Alissya Mourão (RR), o bronze. No masculino, Pedro Herculano (MG) ficou com a prata, enquanto José Pedro Ferreira (PE) conquistou o bronze. Já nas duplas mistas, Maria Clara Pessoa e João Pedro Piazza (SC) completaram o pódio.
Com casa cheia e torcida vibrante, a abertura esportiva reforçou o clima de Jogos na capital federal. Ao todo, a competição reunirá mais de 4.700 atletas de até 17 anos representando os 26 estados e o Distrito Federal, em 20 modalidades até o dia 25 de setembro.
– Publicidade –