China diz que Lula e Xi Jinping constroem “futuro compartilhado”

Com tarifaço de Trump, Mauro Viera e Wang Yi, das Relações Exteriores, conversam sobre fortalecimento da cooperação bilateral e atuação conjunta no Brics

Os ministros das Relações Exteriores Mauro Viera, do Brasil, e Wang Yi, da China, conversaram por telefone nesta 5ª feira (28.ago.2025) para reforçar a aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Xi Jinping (Partido Comunista da China, esquerda).

Os diplomatas discutiram a cooperação bilateral e o fortalecimento das relações entre os países do Brics. A conversa se dá em um momento em que os 2 países são afetados por tarifas comerciais impostas pelo norte-americano Donald Trump (Partido Republicano).

“O presidente Xi Jinping e o presidente Lula da Silva estabeleceram sólida confiança e amizade mútuos e, em conjunto, forneceram importantes orientações estratégicas para a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado”, afirmou o ministro chinês.

Já o chanceler brasileiro afirmou que o comércio internacional enfrenta “incertezas” e que o multilateralismo passa por “desafios sérios”. Viera pediu a coordenação entre os países do Brics no cenário.

A ligação se deu duas semanas depois de uma conversa entre Lula e Xi. À época, além de tratar da guerra comercial, também esteve na pauta o pedido feito por Trump para que os chineses quadrupliquem a compra de soja produzida nos EUA –que, se concretizado, impactará o Brasil.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da China, os países devem intensificar a comunicação e coordenação para apoiar o sistema multilateral de comércio e promover a reforma da OMC (Organização Mundial do Comércio), como defendeu Mauro Vieira.​


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *