CBMDF utiliza aeronave no combate a incêndios florestais em Brazlândia e Samambaia

Nesta segunda-feira (04/08), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) reforçou, o combate aos incêndios florestais no DF com o uso da aeronave NIMBUS 01, que decolou do Aeroporto Internacional de Brasília equipada com capacidade para 3.200 litros de água. A medida faz parte das ações intensificadas da Operação Verde Vivo, deflagrada no início do mês para enfrentar o aumento das queimadas no período de seca.

A primeira missão da aeronave foi em Brazlândia, onde um incêndio em vegetação se alastrava em direção a um posto de combustíveis e às obras de duplicação da BR-080, colocando em risco estruturas e trabalhadores da região. Equipes terrestres já atuavam no local quando o apoio aéreo foi acionado para conter o avanço das chamas.

Após controlar a situação em Brazlândia, a NIMBUS 01 foi deslocada para uma nova ocorrência nas proximidades do aterro sanitário de Samambaia, onde o fogo consumia a vegetação e ameaçava a segurança da área. A aeronave permaneceu em operação por 1 hora e 25 minutos e lançou, ao todo, 3.000 litros de água, antes de retornar à base do 2º Esquadrão de Aviação Operacional.

A ação integra o esforço ampliado do CBMDF no combate aos incêndios florestais, que se intensificam nesta época do ano. Somente no último domingo (03/08), foram registradas 47 ocorrências de fogo em vegetação em todo o Distrito Federal, de acordo com dados da corporação.

O CBMDF orienta a população a colaborar com a prevenção, evitando queimadas, não descartando resíduos inflamáveis em áreas de mata e acionando o telefone de emergência 193 em caso de foco de incêndio.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *