– Continua após a publicidade –
O Brasiliense está com um pé na final do Campeonato Candango Sub-20. Debaixo de um sol escaldante na Vila Planalto, Real Brasília e o Jacaré reeditaram a última decisão do torneio na tarde deste sábado (26/7), no Defelê. Desta vez, a equipe amarela deu o troco ao vencer os donos da casa por 1 a 0, em confronto válido pelo jogo de ida das semifinais do Candanguinho 2025. O zagueiro Igor Carmino marcou o único gol do jogo no começo do segundo tempo, quando apareceu dentro da área em cobrança de escanteio.
Agora, o Jacaré precisa apenas de um empate no Serejão para avançar à final do Candanguinho e garantir uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. Data, horário e demais detalhes do jogo de volta serão divulgados pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) durante o decorrer da semana. Do outro lado da chave, Santa Maria e Sobradinho se enfrentam para definir o segundo finalista. A primeira partida acontece neste domingo (27/7), às 10h, no Estádio Abadião.
Clique e leia mais:
– Continua após a publicidade –
Primeiro tempo
Os primeiros minutos foram equilibrados no Estádio Defelê. Ambos os times pareciam nervosos e acumulavam erros de passe. No entanto, as duas defesas eram precisas na marcação e anulavam as principais chegadas adversárias. Foram pouquíssimas finalizações durante o primeiro tempo — três no total e apenas uma no alvo, todas do Jacaré — e os goleiros pouco sujaram os uniformes. Com um maior volume e posse de bola, o Brasiliense era superior dentro de campo, enquanto o Real respondia com mais velocidade e marcava em linha alta.
Além da boa atuação das defesas, outro fator contribuiu para as poucas finalizações durante a etapa inicial: o alto número de faltas cometidas. A mais dura delas resultou em um desfalque para o Real Brasília. Lorran, pendurado desde as quartas, tomou mais um cartão atingir o rosto de Carmino e está fora do jogo de volta. Outra falta importante aconteceu aos 44’, próximo à linha lateral, para o Brasiliense. Em jogada ensaiada, Thiaguinho tocou em profundidade para Matheus Félix invadir a área e passar para Igor Carmino finalizar. O goleiro Gabriel Faria estava bem posicionado para defender.
Segundo tempo
Pouco se alterou dentro de campo após o intervalo. O Real seguiu mais recuado, na espera de espaços para contra-atacar. O Brasiliense, com mais posse, protagonizava as chegadas. A primeira mais clara aconteceu quando o relógio cronometrava oito minutos da segunda etapa. Pedro Ryan brigou com a marcação dentro da área e conseguiu espaço para finalizar. Mais uma vez, Gabriel Faria defendeu o chute e mandou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, o zagueiro Igor Carmino apareceu dentro da área mais uma vez para empurrar para o fundo da rede e inaugurar no placar: 1 a 0 para o Jacaré.

Naturalmente, os realenses se lançaram ao ataque para diminuírem a vantagem amarela. Mesmo assim, o aumento no volume de jogo não se traduziu em perigo. A equipe sequer finalizou ao gol durante todos os 90 minutos. O espaço aberto na defesa ainda favoreceu o Brasiliense, que encontrou liberdade para descer em velocidade. Em uma dessas , o Leão do Planalto perdeu mais um jogador para o jogo de volta, após o lateral-esquerdo Iarley ser amarelado após chegar atrasado em Montanha. Sem sofrer sustos, o Jacaré administrou a vantagem e jogará por um empate no Serejão para chegar à final.
Real Brasília – 0
Escalação: Gabriel Faria; Jhuan Pablo, Davi Silva, Iarley 🟨 (Henrique) e Bahia; Glauco, Humberto e Wagner (Rômulo); Gabriel Santos (Kauã), Gabryel e Lorran 🟨 (Gil)
Técnico: Neto Gaúcho
Brasiliense – 1
Escalação: Guilherme; Raphinha 🟨, Carmino 🟨⚽, Shinaider e Deyverson; Hugo Fernandes 🟨, Landim 🟨 (Lorran) e Thiaguinho; Montanha, Matheus Félix (Café) e Pedro Ryan (João Neres)
Técnico: Alan George
– Publicidade –