– Continua após a publicidade –
Vem aí a 29ª edição do Campeonato Candango Feminino! A principal competição da categoria do Distrito Federal, que é organizada pela FFDF, terá o pontapé inicial neste sábado (16/8), com duas partidas. Um duelo será realizado no dia seguinte e encerra a rodada inicial do certame. Nesta primeira série de partidas, o Cresspom folgará, estreando somente na semana que vem no clássico diante do Minas Brasília.
A atual edição do Candangão Feminino reunirá sete times que vão em busca da taça: Ceilândia, Cresspom, Cruzeiro, Legião, Luziânia, Minas Brasília e Real Brasília. O torneio reúne equipes tradicionais do futebol da capital federal, além de equipes novas na modalidade. Este é o caso do Cruzeiro. O Carcará, visando uma boa participação no certame, montou um elenco formado por atletas com experiência e também jogadoras novas.
Equipes como Ceilândia e Legião aparecem de forma recorrente no Candangão Feminino e são conhecidas por quem acompanha o futebol da capital federal. O Luziânia já disputou a competição local por diversas vezes, inclusive sendo campeão, mas retorna somente nesta temporada após anos de hiato no futebol feminino. Além dessas equipes, Cresspom, Minas Brasília e Real Brasília não necessitam ser apresentadas.
– Continua após a publicidade –
O Cresspom jogou a Série A3 do Brasileirão na atual temporada. Já o Minas Brasília jogou a segunda divisão nacional e brigou por uma vaga na elite nacional, porém, acabou sendo eliminado nas quartas de final. E o Real Brasília é o representante do quadradinho na Série A1. Além dessas divisões nacionais, as três equipes disputaram a Copa do Brasil, que retornou ao calendário da categoria após longos anos.
Clique e saiba mais

Clubes campeões em campo
O maior campeão do Candangão Feminino é o Cresspom. As Tigresas do Cerrado já levantaram a taça de campeão em sete oportunidades. A primeira vez foi em 2007 e a última em 2015. Neste intervalo de tempo, a equipe ainda foi vice-campeã em 2010 e 2013, atrás somente de ASCOOP e Capital, respectivamente. Neste período, por ser campeão da competição local, o Cresspom representou por diversas vezes o DF na Copa do Brasil.
O segundo maior campeão do Candangão Feminino, e que está babando para empatar com as Tigresas do Cerrado, é o Real Brasília. Desde que estreou no futebol feminino da capital federal, as Leoas do Planalto foram campeãs em todas as vezes que participaram dos campeonatos do quadradinho. Desde 2019, o clube aurianil ganhou simplesmente tudo. O Real Brasília já levantou a taça em seis oportunidades.
O terceiro maior campeão é o CFZ, porém, a equipe não atua na categoria feminina já tem um bom tempo. Enquanto isso, o Minas Brasília figura com três títulos. O esquadrão verde e azul levantou a taça em 2016, 2017 e 2018, e é a única equipe do Distrito Federal que já foi campeã nacional. Além desses times, o Luziânia já foi campeão da competição uma vez, em 2006, e está no hall dos campeões do Candangão Feminino.
1ª rodada do Candangão Feminino
Sábado (16/8)
Minas Brasília x Legião
Bezerrão – 16h
Cruzeiro x Luziânia
Ninho do Carcará – 16h
Domingo (17/8)
Ceilândia x Real Brasília
Abadião – 10h
– Publicidade –