Francisco é o 1º papa a ser enterrado fora do Vaticano desde Leão 13, que morreu em 1903
O caixão do papa Francisco deixou o Vaticano rumo à Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado. O trajeto tem cerca de 4 km.
O funeral, realizado neste sábado (26.abr.2025), teve início com a Missa Exequial (cerimônia para os católicos falecidos) na Praça de São Pedro. Chefes de Estados, entre eles o presidente Lula Inácio Lula da Silva (PT) e o norte-americano Donald Trump (Republicano), participaram da cerimônia.
A Missa Exequial marca o início do Novendiali, o período de 9 dias de luto e orações em homenagem ao pontífice.
O enterro de Francisco na Basílica de Santa Maria Maior está marcado para 21h no horário local (16h em Brasília). Será uma cerimônia privada.
Francisco é o 1º papa a ser enterrado fora do Vaticano desde Leão 13, que morreu em 1903. A partir de domingo (27.abr), o túmulo estará aberto à visitação pública. A lápide exibirá somente a inscrição “Franciscus”, forma latina do nome do pontífice.
O velório na basílica de São Pedro foi encerrado na 6ª feira (25.abr). O Vaticano informou que cerca de 250 mil pessoas compareceram para se despedir do pontífice.
MORTE DO PAPA FRANCISCO
O papa Francisco morreu aos 88 anos em 21 de abril de insuficiência cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral), de acordo com o Vaticano. Ao jornal italiano Corriere Della Sera, o médico do pontífice, Sergio Alfieri, deu detalhes sobre os últimos momentos do religioso em vida.
Francisco pediu para ser enterrado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Fica a cerca de 4 km da basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do papa foi velado. O túmulo terá apenas “Franciscus” escrito, conforme era o desejo do pontífice.
Com a morte do papa, cabe ao camerlengo assumir o cargo interinamente até que seja escolhido um novo papa –processo conhecido como conclave. Quem ocupa o posto hoje é o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, 77 anos. Caberá a ele dar início à eleição de um novo chefe da Igreja Católica, que deve começar a ser realizada de 15 a 20 dias depois da morte do pontífice.
Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar. É preciso ter menos de 80 anos para poder votar. O Brasil tem 8 cardeais. Todos podem ser votados, mas apenas 7 podem votar –Raymundo Damasceno Assis tem 88 anos. O site especializado The College of Cardinals Report cita ao menos 12 nomes cotados para ser o sucessor do papa Francisco.
No entanto, há o ditado: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.
O CONCLAVE
Com a morte de Francisco, os cardeais iniciarão o conclave –termo de origem no latim “cum clave”, que significa “com chave”– para a escolha do 267º papa. O ritual, que remonta ao século 13, é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.
Atualmente, 135 dos 252 cardeais estão aptos a votar. É preciso ter menos de 80 anos para poder votar.
Para ser eleito, um candidato precisa receber 2/3 dos votos. O resultado é transmitido ao público presente no Vaticano e ao mundo por meio de uma fumaça que sai de uma chaminé no telhado da Capela Sistina. Ela é produzida pela queima das cédulas de votação com produtos químicos para dar a cor desejada. A fumaça preta significa que o papa não foi escolhido e a votação seguirá.
O Brasil tem 8 cardeais. Todos podem ser votados, mas só 7 podem votar –Raymundo Damasceno Assis tem 88 anos. O site especializado The College of Cardinals Report cita ao menos 12 nomes cotados para ser o sucessor de Francisco.
No entanto, há o ditado: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.
Leia mais sobre a morte do papa Francisco: