– Continua após a publicidade –
O talento brasiliense atravessou o Atlântico. Aos 10 anos, Eduardo Oliveira embarcou em uma aventura inédita para competir na quinta e última etapa do Campeonato Portugal Rotax 2025. O jovem piloto, que leva no macacão o apoio da Rede Aqui Postos e acelera pela TPC Motorsport-BRA em parceria com a Art Racing-PRT, encara em Bombarral, a 70 quilômetros de Lisboa, o maior desafio da ainda curta carreira.
O kartódromo do Oeste recebe a decisão da competição europeia e Dudu participará da categoria Micro Max, pilotando sob orientação dos coaches Túlio Paiva e Lucas Araújo. Este último, brasileiro naturalizado português, será peça fundamental na adaptação ao traçado local e às exigências técnicas de um campeonato. A disputa reúne jovens promessas do kartismo internacional.
No Brasil, Dudu constrói currículo respeitável. Disputa simultaneamente as categorias Cadete e Mini 2T, mantendo rotina intensa no Brasiliense de Kart e na Copa Beto Carrero, em Santa Catarina. É justamente em terras catarinenses onde o piloto terá, em novembro, o ponto alto da temporada: o 60º Campeonato Brasileiro de Kart, no qual correrá em ambas as categorias.
– Continua após a publicidade –
A temporada atual marca a consolidação do piloto. Ele ocupa a segunda posição geral da Cadete no Brasiliense, é terceiro colocado na Mini 2T e quarto na Cadete da Copa Beto Carrero. Já foi campeão Centro-Oeste neste ano e vice-campeão da Cadete em 2024. “Tenho feito boas provas no Brasil, conseguido vencer etapas e aprendido bastante. Cada corrida me deixa mais preparado”, comentou Dudu.

A evolução impressiona até mesmo os mais próximos. “Esta é a primeira temporada na qual ele compete o ano todo, enfrentando adversários com cinco ou seis anos de kart. A evolução foi extraordinária para um primeiro ano de dedicação total”, avaliou Daniel Oliveira, pai do piloto.
Em Bombarral, a programação começa nesta sexta-feira (26/9), com cinco treinos livres. No sábado (27/9), acontecem três sessões oficiais e o treino cronometrado às 10h (horário local), definindo o grid da Final 1, marcada para 11h51, com 13 voltas. As Finais 2 e 3 estão agendadas para domingo (28/9), às 6h45 e 9h28 (horários de Brasília).
Para os fãs acompanharem de longe, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting transmitirá todas as atividades ao vivo no YouTube (clique aqui para acompanhar). É a chance de ver um talento brasiliense ganhar quilometragem internacional. “Vai ser muito bom disputar esta etapa do Rotax em Portugal. Espero aprender bastante e, quem sabe, voltar mais vezes para competir aqui”, projetou Dudu.
– Publicidade –