Brasília recebe reunião entre FIFA, CBF e governo sobre Copa Feminina 2027

– Continua após a publicidade –

Brasília voltou ao centro do futebol mundial nesta segunda-feira (26/1). No Palácio do Planalto, a capital federal recebeu reunião entre o presidente da Fifa, Gianni Infantino, dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e integrantes do Governo Federal, liderados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, para tratar da organização da Copa do Mundo Feminina de 2027, torneio com jogos confirmados na cidade, além de pautas ligadas à Seleção masculina para o Mundial de 2026.

O encontro reuniu o presidente da República, o ministro do Esporte, André Fufuca, o mandatário da CBF, Samir Xaud, o vice Gustavo Dias Henrique e o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. A reunião ocorreu em momento estratégico do planejamento do futebol brasileiro, a pouco mais de um ano do Mundial feminino e seis meses antes da Copa masculina, marcada entre junho e julho nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Brasília ganhou destaque duplo na agenda. Além de sediar a reunião institucional, a capital integra o grupo das oito cidades escolhidas para receber partidas da Copa do Mundo Feminina de 2027. A presença da Fifa no Planalto reforçou alinhamento político e administrativo para execução do evento, tratado como prioridade pela entidade internacional e pela CBF.

Gianni Infantino saiu do encontro demonstrando confiança no planejamento brasileiro. O dirigente destacou projeção global do torneio e citou expectativa de público elevado nos estádios e na audiência internacional. “Falamos do Mundial Feminino e concordamos: vai ser o melhor Mundial da história do futebol. Teremos entre três e quatro milhões de torcedores do mundo inteiro que vão encher os oito maravilhosos estádios nas oito cidades-sede. Teremos três bilhões de pessoas, no mínimo, que vão ver este Mundial feminino (pela TV), que vai ser um êxito total”, prospectou.

Infantino também ressaltou estrutura já existente no país e ampliou o discurso para o legado social do torneio. “Trabalhamos juntos, CBF, Fifa, o governo, para ser um êxito. Tudo está pronto no Brasil. Há estádios, há hotéis, há aeroportos. Não precisamos de nada, apenas a alegria da gente. Que toda a gente esteja com a Fifa, com a CBF e com o governo para apoiar as mulheres, o futebol feminino e todas as causas das mulheres. Contra a violência, contra o feminicídio. Estamos juntos e vamos trabalhar na educação desse tema. Esse foi o tema principal, o Mundial Feminino”, contou.

O presidente da CBF, Samir Xaud, avaliou a reunião como passo importante na consolidação do projeto. Para o dirigente, a Copa de 2027 representa mudança estrutural para o futebol feminino no país. “Estamos vivendo um momento ímpar com esse grande evento que vamos ter aqui no Brasil, que vai ser um divisor de águas para o nosso futebol feminino e para o futebol sul-americano, principalmente. Queremos realizar o melhor e maior torneio feminino da história. Estamos todos juntos, Fifa, CBF e Governo Federal, para fazer a melhor Copa do Mundo”, salientou.

O encontro foi intermediado pelo vice-presidente da CBF Gustavo Dias Henrique. Nele, a delegação brasileira também reforçou à Fifa o interesse de receber a Copa do Mundo de Clube de 2029 no Brasil. O país faz lobby pelo evento desde o ano passado, quando a entidade máxima do futebol organizou a primeira edição nos Estados Unidos. Não há, porém, processo de candidatura aberto para escolher a próxima sede.

– Publicidade –

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com