Brasília Basquete apresenta elenco para o NBB 25/26; veja chegadas e saídas

– Continua após a publicidade –

Está definido o plantel do Brasília Basquete para a temporada 25/26 do Novo Basquete Brasil (NBB). Treinador da equipe nos últimos três anos do torneio, Dedé Barbosa já iniciou os treinamentos com o elenco formado por 11 atletas. Destes, apenas quatro são remanescentes da última edição. Todos os nomes foram confirmados por meio do perfil oficial do clube no Instagram. O primeiro compromisso da equipe brasiliense será o Torneio Abertura, dentro de casa, na Arena BRB Nilson Nelson, previsto para o fim de setembro. O NBB inicia semanas depois, em 20 de outubro.

Dentre as chegadas, o reforço de mais alarde vem do Sesi Franca, atual campeão do NBB: Facundo Corválan. O armador de 26 anos foi um dos destaques francanos na campanha do título e surgiu como uma grata surpresa entre os anúncios do Brasília. Além do argentino, dois nomes presentes nas últimas convocações da Seleção Brasileira também foram confirmados no elenco: o pivô Rafa Paulichi, ex-Vasco da Gama, chamado para servir o Brasil durante o Solidarity Cup, torneio amistoso disputado na China e o armador Kevin Crescenzi, ex-Paulistano este convocado para a AméricaCup, em Nicarágua. Quem também chega do Paulistano é o Brunão Cardoso, pivô de 21 anos.

Outros dois reforços vieram do São José, de São Paulo. O experiente Renato Carbonari, pivô de 38 anos, chega ao Nilson Nelson com médias de nove pontos e seis rebotes por partida. Ao lado dele, o ala-armador Buiú também desembarca no Distrito Federal pela segunda vez na carreira — temporadas atrás, o atleta defendeu as cores do Cerrado. Na última edição do Novo Basquete Brasil, o talento de 24 anos obteve médias de 7.9 pontos, 2.9 rebotes e 2.1 assistências por jogo. Lucas Lacerda, “velho” conhecido da torcida do Brasília, também retorna ao clube após breve passagem pela liga mexicana de basquete.

– Continua após a publicidade –

Brasília Basquete
Antes companheiros no Cerrado Basquete, Buiú e Von Haydin reeditam parceria no Brasília. Foto: Matheus Maranhão

Mesmo após uma boa campanha no NBB 24/25 — a melhor do clube nas últimas cinco temporadas do torneio nacional —, apenas quatro remanescentes foram confirmados no Brasília para a próxima edição. Daniel Von Haydin, um dos principais destaques da equipe no último ano (convocado para a Seleção Brasileira e premiado como o jogador de maior evolução entre uma temporada), permanece no elenco comandado por Dedé Barbosa. O ala Pedro Mendonça também está garantido no plantel. A lista é fechada por duas pratas da base brasiliense: Allan Beller, ala-pivô de 21 anos, e o armador Gustavo, de 23.

Confira os números de cada um dos reforços do Brasília durante o último NBB:

  • Brunão: 11.4 Pontos; 7.7 Rebotes; 1.2 Assistências; 15.0 Eficiência.
  • Facundo Corválan: 7.5 Pontos; 1.7 Rebotes; 2.3 Assistências; 7.5 Eficiência.
  • Matheus Buiú: 7.9 Pontos; 2.9 Rebotes; 2.1 Assistências; 7.0 Eficiência.
  • Rafa Paulichi: 13.9 Pontos; 7.0 Rebotes; 1.3 Assistências; 16.0 Eficiência.
  • Renato Carbonari: 9.0 Pontos; 6.1 Rebotes; 1.6 Assistências; 11.2 Eficiência.
  • Kevin Crescenzi: 12.2 Pontos; 3.5 Rebotes; 3.4 Assistências; 12.0 Eficiência.

Dentre as saídas do elenco da temporada passada, apenas dois anunciaram os novos clubes. Gemadinha acertou com o Rio Claro-SP, enquanto Anderson Rodrigues fechou com o São José, também de São Paulo. Outras baixas no plantel são os ala-armadores Anton Cook e Guilherme Santos; os alas-pivôs Tiago Brasil, Guilherme Magna e David Nesbitt e o pivô Matheus Bonfim — os seis atletas, no entanto, seguem sem rumos definidos. 

Destaque do Brasília na última temporada, Gemadinha rumou para o Rio Claro. Foto: Matheus Maranhão | Brasília Basquete

Temporada 25/26 terá o maior número de participantes da história

Todos os times confirmados na disputa da próxima edição do NBB foram divulgados pela Liga Nacional de Basquete (LNB) na última terça-feira (5/8). Ao todo, 20 clubes disputarão a taça — o maior número de participantes da história do campeonato nacional. O aumento no número de equipes também resultou em mudanças na fórmula de disputa e no regulamento. Agora, os dois times de pior aproveitamento da temporada regular serão rebaixados à Liga Ouro. Nos playoffs, o time de melhor campanha atuará como mandante na primeira, no quarta e no quinta partida.

Em comparação com a última edição, apenas o São Paulo estará de fora. O Tricolor anunciou o fim das atividades de basquete ao alegar falta de aporte financeiro na modalidade. As novidades ficam por conta do retorno do Rio Claro-SP, ausente nas últimas quatro edições, e das estreias do Cruzeiro-MG e Osasco-SP. Assim como na última temporada, o Torneio Abertura, responsável por iniciar oficialmente a temporada, será realizado na Arena BRB Nilson Nelson, entre 26 de setembro e 4 de outubro. O campeonato contará com a presença de equipes internacionais e da Liga Ouro.

– Publicidade –

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com