Tambores e ervas serão o remédio coletivo do Zazaricando, bloco pirenopolino que terá raizeiros tradicionais na sua comissão de frente, algo inédito num bloco carnavalesco. Com o tema “Raízes que Curam”, o Zazaricando fará seu cortejo pelas ruas de pedra, num projeto realizado com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura. A folia une ancestralidade, cultura popular e meio ambiente numa temática que levará, pela primeira vez, um casal de raizeiros tradicionais “puxando o bloco”.
Segundo Neide das Ervas, que trocou o Nordeste por Pirenópolis nos anos 80 e fundou a Casa das Ervas na principal ladeira do Alto do Carmo, a decisão de estrear no carnaval ocorreu por uma causa nobre: alertar sobre a urgência de ações para preservar o legado de saberes de mestres e de plantas brasileiras curativas.
Como ocorre no carnaval baiano, a programação da folia já começou com uma maratona de oficinas de Xequerê com Camila Lorena, oferecidas às segundas, a partir das 17h, e as aulas gratuitas de percussão, que serão oferecidas pelo mestre Diego Lobo ao longo de 2026, também nas segundas, a partir das 18h, ambas na Casa Cultural Zazá Café.
Além do tradicional carnaval de rua no Centro Histórico de Pirenópolis, a Casa Cultural Zazá Café traz uma programação de festas noturnas de 13 a 17 de fevereiro, com Afrika Billy, Luciana Clímaco e Clima coletivo, Grace Carvalho, Mundhumano, Eli e as DJs Dudax e Ajna OM, toda a programação contará com patrocínio da GO Brew, cerveja oficial do Zazaricando 2026.
Após a maratona de festas, o projeto Raízes que Curam manterá uma série de contrapartidas sociais na cidade cortada pelo do Rio das Almas. Nesse contexto, o Zazaricando receberá apoio da GAV Resorts junto com o Pyrenéus Residence nas contrapartidas ambientais deste ano, iniciativa que integra a agenda de ESG do resort. Plantio de mudas medicinais, ações de limpeza urbana, feira de ervas, instalação de lixeiras e contratação de profissionais da Associação Cata Piri são algumas das ações do projeto, que faz a destinação correta de recicláveis, fortalece a economia colaborativa e valoriza os saberes da região.
Sugestão de nota/pauta:
O Bloco Zazaricando, criado em 2019 pela empresária e ativista Rozaura Romano, estreia no carnaval pirenopolino a temática inédita Raízes que Curam, com oficinas musicais gratuitas de percussão e Xequerê, raizeiros/curadores tradicionais pela primeira vez numa comissão de frente dos seus cortejos e uma bateria com número recorde de ritmistas: 60, a maioria mulheres. O grupo exala afeto e alegria, com batuques novos para “curar a alma” numa festa que une ancestralidade, cultura popular, arte e preservação ambiental.
Redes sociais: @blocozazaricando @zazacafepiri
Ingressos no Sympla: https://biolink.info/zazaricando




