– Continua após a publicidade –
Fechado desde 2014, o Autódromo de Brasília vive a reta final de obras e, enfim, tem data marcada para reabrir as portas ao público. O retorno oficial está previsto para 30 de novembro, com uma etapa da Stock Car como evento inaugural. A entrada será gratuita, com ingressos distribuídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Banco de Brasília (BRB), em formato ainda a ser detalhado.
As intervenções no complexo avançaram e, segundo relatório técnico, atingem 85% de execução. Estão concluídos os serviços de pavimentação da pista principal, terraplenagem e consultoria técnica, além de barreiras de pneus e guardrails em estágio avançado. A drenagem também está quase finalizada, com 95% de progresso. O momento, agora, é de finalização de sinalização, paisagismo e troca de alambrados.
A nova configuração do Autódromo impressiona pelos números. O traçado tem 5.384 metros de extensão, no sentido horário, com 16 curvas (nove à direita e sete à esquerda) e três retas principais, sendo a maior com 803 metros. A pista conta com 15 metros de largura na reta de largada e 14 nos demais pontos, facilitando ultrapassagens e garantindo maior segurança. A curva 1 terá 207 metros de extensão e inclinação de 5°, típica de circuitos de alta velocidade.
– Continua após a publicidade –
Além da pista, a infraestrutura foi projetada para padrões internacionais. Serão 40 boxes, torre de controle, camarotes, salas de imprensa, áreas VIP e espaço total de 15.592 m² voltados ao atendimento de equipes, jornalistas e público. A capacidade estimada é de até 100 mil pessoas por evento, com seis diferentes variações de traçado, permitindo competições de carros, motos, arrancada e drift.
O projeto foi assinado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que assegura a adequação às normas internacionais e à versatilidade para receber desde provas nacionais até etapas internacionais de automobilismo e motovelocidade.
A reabertura do Autódromo de Brasília, com o retorno da Stock Car, resgata um espaço simbólico para o esporte a motor no país. Com a modernização concluída, o circuito volta ao calendário das principais categorias sul-americanas e coloca a capital federal novamente no mapa dos grandes eventos do automobilismo.
– Publicidade –