Autoridades planejam revisão da lei de segurança para permitir que forças armadas derrubem drones hostis
O ministro do Interior da Alemanha, Alexander Dobrindt, anunciou neste sábado (27.set.2025) que o país implementará medidas defensivas contra drones. Deu a declaração após incursões de aparelhos no espaço aéreo da Dinamarca terem causado interrupções nos voos no país.
“Há uma ameaça que pode ser classificada como alta quando se trata de drones. É uma ameaça abstrata, mas muito concreta em casos individuais”, afirmou o ministro durante entrevista a jornalistas em Berlim.
A polícia dinamarquesa disse que drones não identificados sobrevoaram a base militar de Karup, maior instalação militar da Dinamarca. Os aparelhos foram detectados na noite de 6ª feira (26.set) e permaneceram na área por várias horas.
Diante de relatos de avistamentos similares na Alemanha, as autoridades alemãs começaram a considerar alterações na legislação vigente. Dobrindt anunciou a revisão da lei de segurança da aviação alemã, que permitiria às Forças Armadas do país abater drones considerados hostis.
“Trata-se de estar preparado para que infraestruturas críticas ou grandes aglomerações de pessoas, por exemplo, possam ser protegidas”, declarou o ministro.
A origem dos drones avistados na Dinamarca e na Alemanha é desconhecida, mas é atribuída à Rússia. Moscou nega a acusação.
Ministros da Defesa de países da UE (União Europeia) também concordaram que a criação de um “muro antidrones” é prioridade para o bloco.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que 6 bilhões de euros serão destinados à criação de uma aliança de drones com a Ucrânia. As Forças Armadas ucranianas utilizaram esses equipamentos para causar cerca de ⅔ de todas as perdas de material militar sofridas pelas tropas russas.
Ainda não foram divulgados detalhes sobre como o sistema de defesa funcionará nem como será financiado. O comissário europeu da Defesa, Andrius Kubilius, declarou que a prioridade do projeto é estabelecer um “sistema de detecção [de drones] eficaz.”
Os drones serão um dos principais temas da cúpula de líderes da UE que acontecerá em Copenhague a partir da próxima 4ª feira (1º.out). O governo dinamarquês anunciou que aceitou uma oferta da Suécia para fornecer sua tecnologia antidrones para a segurança do encontro.