Acordos vão desenhando caminho para novo presidente da CLDF. Veja quem será
A eleição para a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) tem ganhado contornos cada vez mais claros nos bastidores da Casa. Com dois nomes do MDB ganhando corpo, de Wellington Luiz e Iolando, o primeiro é o que tem conseguido, até o momento, se colocar como o favorito para assumir o comando no próximo biênio.
As tratativas ganharam força nos últimos dois dias durante a realização do chamado “Encontro de Ambientação Parlamentar” para mostrar aos novos deputados distritais eleitos como funcionam comissões, onde ficam gabinetes e como realizarem determinadas funções do futuro mandato.
Entre uma lição e outra, os parlamentares não têm conversado amenidades, mas debatido apoio e preferências entre Wellington e Iolando.
No cenário atual, a futura oposição composta por seis deputados está pendendo para o lado de Wellington, assim como parte da base do governador Ibaneis Rocha (MDB). Nas contas do ex-presidente da Codhab e seus apoiadores, já seriam pelo menos 16 dos 24 votos.
Pelo lado de Iolando, a corrida é para conseguir converter algumas opiniões. Com apoio do Centrão e de uma outra pequena parte da base do governador, ele tem em conta pelo menos os oito que ainda não se comprometeram com Wellington e quer manter a candidatura até o fim.
Longe de ser uma estratégia errada, o atual primeiro-secretário aposta no que já ocorreu quando Joe Valle foi eleito presidente em 2017. Na época, uma divergência ocorrida no momento da votação fez com que o favorito, Agaciel Maia, perdesse um voto e, consequentemente, a presidência.
Fonte: Metrópoles