É o 1º encontro dos 2 após a indicação da senadora para ocupar o cargo de líder do governo no Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com a líder do governo no Senado, Teresa Leitão (PT-PE), na 2ª feira (29.jun.2026). Será o 1º encontro entre os 2 desde que a senadora assumiu o cargo, antes ocupado por Jaques Wagner (PT-BA).
No encontro, as autoridades tratarão das prioridades da liderança. Ao anunciar que Teresa seria a nova líder, o presidente afirmou que ela terá a missão de “articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”.
A função era exercida pelo senador Jaques Wagner, que deixou a liderança após ser citado na 9ª fase da operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal em 18 de junho para apurar a possível participação de agentes públicos em um esquema de irregularidades envolvendo instituições do sistema financeiro.

Além do senador, o empresário Augusto Ferreira Lima, proprietário do Banco Pleno e ex-sócio do Banco Master, foi alvo de medidas autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal, além de medidas cautelares, como proibição de contato entre investigados e suspensão de passaportes. Segundo a PF, os fatos podem configurar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Teresa Leitão era líder do PT no Senado. A expectativa é que o cargo seja ocupado por Beto Faro (PT-PA).
A definição deve ser feita em reunião da bancada do PT no Senado na 3ª feira (30.jun), às 8h30. Uma das vantagens apontadas é que, assim como Teresa, Faro não disputará cargo eletivo em 2026 —o mandato dele vai até 2031.



