Governo anuncia 1º Censo da População em Situação de Rua do IBGE

Levantamento mapeará perfil para guiar políticas públicas; fase de testes será realizada em 5 capitais do país

O governo federal lançou nesta 3ª feira (23.jun.2026), em Brasília, as ações preparatórias para a realização do 1º Censo Nacional da População em Situação de Rua, que será conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O anúncio foi feito durante evento no Palácio da Justiça, sede do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), que reuniu autoridades para apresentar medidas voltadas à ampliação de direitos, acesso a serviços públicos e fortalecimento da proteção social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A pesquisa, anunciada anteriormente pelo instituto, será a primeira iniciativa nacional padronizada destinada a identificar o perfil demográfico e socioeconômico da população em situação de rua no país. O objetivo é produzir dados oficiais capazes de subsidiar políticas públicas e orientar ações governamentais.

A etapa inicial do projeto será realizada em 5 capitais, com uma cidade representando cada região do país: Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Manaus e Salvador.

Em vídeo exibido durante a cerimônia, o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, afirmou que o levantamento representa uma mudança na lógica histórica adotada pelo órgão desde a realização do primeiro censo brasileiro, em 1872. Até hoje, a metodologia utilizada considerava apenas pessoas residentes em domicílios fixos.

Segundo Pochmann, a inclusão dessa parcela da população nos dados oficiais permitirá maior precisão na elaboração de políticas públicas.

“A partir de agora, teremos informações que contemplam brasileiros sem domicílio fixo”, afirmou. Segundo ele, o instituto terá condições de desenvolver uma metodologia inédita para retratar uma realidade ainda pouco conhecida no país.

A estimativa é de que o censo seja realizado entre os dias 3 e 7 de julho de 2028, com divulgação dos primeiros resultados em dezembro do mesmo ano.

VISIBILIDADE  

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (Psol), afirmou que o levantamento deverá ampliar a capacidade de formulação de políticas públicas direcionadas à população em situação de rua.

Segundo ele, assim como ocorre em indicadores relacionados a gênero, raça e faixa etária, a disponibilidade de dados precisos permitirá maior direcionamento das ações governamentais.

“O censo fornece dados seguros para que as políticas públicas alcancem quem precisa. Informações precisas permitirão retirar essa população da invisibilidade estatística”, declarou.

referência internacional

Para a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello,  o estudo poderá servir como referência internacional para países que enfrentam desafios semelhantes.

Segundo ela, o crescimento da população em situação de rua é uma realidade observada em diferentes países, muitos dos quais ainda não possuem mecanismos estruturados para realizar esse tipo de levantamento.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com