Presidente falava a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática; defendeu que jovens participem da vida pública
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (22.jun.2026), durante a Premiação da 20ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que estudantes não devem desistir da política mesmo diante da percepção de que há corrupção na atividade pública. A cerimônia foi realizada no Rio de Janeiro e reuniu os 684 medalhistas de ouro da edição de 2025 da olimpíada.
“Quando vocês virem na televisão e vocês chegarem à conclusão que todo político é ladrão, ainda assim, não desanime”, disse Lula aos estudantes.
Na sequência, o presidente afirmou que os jovens devem participar da política para renovar a vida pública.
“Entrem vocês na política, porque o político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim, não está dentro dele”, declarou, referindo-se a um dos fotógrafos presentes no evento.
A fala foi feita durante encerramento de discurso de Lula. O presidente aproveitou a oportunidade para exaltar a educação pública. Disse que seu governo ampliou o acesso à universidade e criou oportunidades iguais para estudantes de diferentes origens sociais.
Segundo ele, a OBMEP –criada durante seu primeiro mandato em 2005– ajudou a demonstrar o potencial dos alunos da rede pública, pois criou o “incentivo” para jovens de baixa renda se interessarem por matemática.
Lula também criticou o que chamou de descaso histórico do Brasil com a educação. Segundo ele, por muito tempo se considerou que pessoas mais pobres não precisavam estudar e deveriam apenas ocupar trabalhos manuais. O presidente afirmou que qualquer profissão é importante, mas disse que o Estado deve garantir que todos tenham condições de disputar “as melhores vagas” nas universidades.
Em outro momento, Lula disse que o investimento em educação é condição para o desenvolvimento do país. “Não existe na história da humanidade nenhum país que se desenvolveu sem antes investir na educação”, afirmou.
O petista também incentivou os estudantes a não desistirem diante de dificuldades e disse que todos podem “ser o que quiserem”.



