– Continua após a publicidade –
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou nesta quarta-feira (28/1) os mandos de campo dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2026. O Gama, único representante do DF nesta instância, vai receber o Monte Roraima no dia 18 ou 19 de fevereiro, no Estádio Bezerrão.
O alviverde já conhecia seu rival após o sorteio prévio da última segunda-feira (26/1). O sorteio e a justificativa do Periquito entrar antes de Capital e Ceilândia na competição se deve pela posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC). A primeira fase ocorre em jogo único, sem vantagens para qualquer dos lados, com o empate levando a disputa para os pênaltis.
Clique e leia mais:
Caso se classifique, o Gamão já conhecerá seu rival da segunda fase da copa, mandando também no Bezerrão. Receberia o Goiás, com quatro possibilidades de data para o confronto único: 25 ou 26 de fevereiro ou entre os dias 4 e 5 de março.
Na terceira fase, ainda em um jogo e mandando no Walmir Campelo Bezerra, o maior campeão candango receberia o Trem-AP ou o Fluminense-PI. Apenas na quarta fase, caso chegue a ela, em 18 ou 19 de março, que o Gama sairia do DF para enfrentar Retrô-PE, Uberlândia-MG, Maringá-PR ou Boavista-RJ.
Dez anos para voltar a se classificar?
A edição de 2026 representará a quarta participação gamense em 11 anos na Copa do Brasil. Curiosamente, a última vez em que o alviverde passou para a segunda fase foi há dez anos, pelo gol fora de casa, quando eliminou o América de Natal após o placar agregado de 3 a 3. Depois disso, já em jogos únicos e no Bezerrão, foi eliminado em 2020 pelo Brasil de Pelotas (que tinha vantagem do empate após um 3 a 3) e em 2021 quando perdeu por 2 a 1 para a Ponte Preta.
Entre as curiosidades, é a primeira vez desde 2013 que o Distrito Federal manda três representantes para a Copa do Brasil. Na ocasião, Ceilândia, Luziânia e Sobradinho, os três primeiros colocados do Candangão 2012, foram os times da capital na disputa.
Outra curiosidade, envolvendo o Gama, é que o alviverde também enfrentou um time da região Norte na estreia da sua melhor campanha na competição. Em 2007, bateu o Araguaína no Tocantins, por 3 a 1, eliminando a necessidade, por regulamento, de um jogo de volta. Na segunda fase, eliminou o Vasco e caiu nas oitavas de final para o Figueirense, que viria a ser vice-campeão contra o Fluminense.
– Publicidade –




