Saúde mental é tratada com cuidado em Luziânia

A Gerência de Ações Básicas da Saúde de Luziânia incrementou o serviço de acolhimento e atenção a pacientes que necessitam desse tipo de serviços e já atende quase 25.000 indivíduos. Os profissionais escalados pela Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia para as ações de psicologia e assistência social recebem capacitação constante para executarem o mais recomendado protocolo previsto pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o gerente Sávio Gonçalves essas unidades de atenção psicossocial estão sempre perto da população para prestar o socorro sempre que necessário. “Dentre as 29 unidades da gerência de ações básicas de saúde temos três que cuidam especificamente de tratamento psicológico e social para os indivíduos já cadastrados”.
Somente os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) têm mais de 24.000 pacientes regulados para atendimento. O primeiro é o CAPS AD, que socorre pacientes dependentes de álcool e drogas e o outro é o CPS 2, que atende casos mais complexos de transtornos. O coordenador do serviço psicossocial, Jefferson de Almeida Vieira, explica que toda a equipe é preparada para lidar com casos complexos e dar a resposta necessária de forma rápida.
“Atendemos pacientes que necessitam de cuidados em casos assim, de dependência ou em surtos psicóticos e temos atendimento 24 horas, sete dias por semana, porque sabemos que são casos imprevisíveis”, explica.
Há também a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil, que atende crianças e adolescentes, que tem uma atenção diferenciada para socorrer pacientes de 10 a 17 anos. O serviço psicossocial oferece também uma Clínica de Psicologia para casos mais leves, que requeiram somente atendimento clínico.
“Há situações em que os pacientes necessitam somente de um apoio psicológico que pode ser prestado em um consultório, como casos de depressão, ansiedade e luto. São situações em que o diálogo experiente e capacitado de um profissional da psicologia consegue suprir a dificuldade do paciente e não há necessidade de medicação ou maior cuidado de intervenção”, frisa.
As equipes passam por constantes processos de capacitação e reciclagem para manter o alto padrão de qualidade e acolhimento, lembra Jefferson Vieira. “Sabemos que é preciso manter o foco e um constante aprimoramento para garantir uma saúde de excelência e com toda humanização que nossa gente merece”, finaliza.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com