Brasileirão em janeiro e estaduais mais curtos: como será a temporada no futebol nacional?

Além da disputa simultânea a nível nacional e estadual, novas competições regionais foram adicionadas no calendário do futebol brasileiro

Foi dada a largada da temporada do futebol brasileiro! Neste fim de semana, a bola rola em 15 estaduais pelo país — outros três já começaram na última terça-feira (6/1). O início dos campeonatos regionais marca uma temporada de mudanças no calendário nacional. Embora as disputas locais iniciem em janeiro há décadas, os clubes dividirão as atenções com o Brasileirão.

Isso porque a competição nacional faz parte de uma das grandes mudanças apresentadas pela CBF para 2026. Ao contrário dos últimos anos, com o apito inicial entre o final de março e meados de abril, agora o Campeonato Brasileiro será disputado durante toda a temporada. Neste ano, a primeira partida está prevista para 28 de janeiro e a última rodada para 2 de dezembro.

Veja as fotos

FOTO: @rafaelribeirorio / CBF

CBF anuncia novo calendário na sede da entidadeFOTO: @rafaelribeirorio / CBF

Foto: CBF

Entenda a nova tecnologia de impedimento que estreia no futebol brasileiro em 2026Foto: CBF

Staff Images/CBF

Staff Images/CBF

Lucas Figueiredo/CBF

Ranking mostra participações dos clubes na reta final.Lucas Figueiredo/CBF

Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira encara Coreia do Sul e Japão nesta Data FIFA de outubro.Rafael Ribeiro/CBF


Com a mudança, haverá rodadas de disputa intercalada entre as duas competições. A exceção fica às vésperas das finais dos estaduais, quando haverá uma semana livre sem rodadas do Brasileirão. Para acomodar a maratona de jogos, os estaduais foram reduzidos: os torneios regionais, que antes tinham limite de 16 jogos, agora terão no máximo 11.

A Copa do Brasil também passou por alterações conforme o novo calendário apresentado pela CBF ainda em outubro de 2024. O torneio mata-mata passa a ter 126 clubes — em 2024, foram 92. A mudança, claro, fez com que o número de jogos também subisse: de 122 para 155. Serão cinco fases iniciais, sendo os quatro primeiros em confrontos únicos, sem partida de volta.

Os duelos em dois jogos começam a partir da 5ª etapa, a última antes das oitavas de final. É justamente nesse fase que os clubes da Série A do Brasileirão entrarão. O modelo de ida e volta segue até a semifinal. Na decisão, um único jogo, com sede neutra. A final está agendada para 6 de dezembro, encerrando o calendário do futebol brasileiro.

De volta aos torneios regionais, mais novidades, com direito a nova competição: a Copa Sul-Sudeste, torneio que terá dois times de cada estado (SP, RJ, MG, RS, SC e PR). Clubes classificados para competições continentais (Libertadores e Sul-Americana), não participam. A competição será disputada de 25 de março a 7 de junho.

A Copa Verde foi dividida entre a Copa Norte e a recém-criada Copa Centro-Oeste. Os campeões de cada torneio se enfrentam na decisão. Doze estados estarão envolvidos nessas competições (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Espírito Santo, que pertence ao Sudeste na geografia). A Copa do Nordeste também segue segue. Assim como a Sul-Sudeste, a competição será entre março e junho e sem os clubes das competições continentais.

Além disso, assim como na última temporada, quando houve uma pausa de cerca de 30 dias para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o calendário da elite do futebol brasileiro também será interrompido entre junho e julho para a Copa do Mundo de Seleções.

Veja das datas do calendário do futebol brasileir

  • Estaduais – 11 de janeiro a 8 de março
  • Brasileirão – 28 de janeiro a 2 de dezembro
  • Copa do Brasil – 18 de fevereiro a 6 de dezembro
  • Libertadores – 18 de fevereiro a 28 de novembro
  • Sul-Americana – 8 de abril a 21 de novembro
  • Recopa Sul-Americana – 18 e 25 de fevereiro
  • Copa do Nordeste – 25 de março a 7 de junho
  • Copa Verde – 25 de março a 7 de junho
  • Copa Sul-Sudeste – 25 de março a 7 de junho
  • Série B – 21 de março a 28 de novembro
  • Série C – 5 de abril a 25 de outubro
  • Série D – 5 de abril a 13 de setembro
  • Copa do Mundo – 11 de junho a 19 de julho
  • Copa Intercontinental – 9 a 16 de dezembro

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com