Tenista brasileiro perdeu cinco posições após ausência em Brisbane, não disputa a Copa Davis por decisão de preparação e tem participação em Adelaide condicionada à recuperação física
João Fonseca começa a temporada 2026 do circuito profissional com recuo no ranking da ATP. O brasileiro de 19 anos apareceu na 29ª colocação da lista mundial divulgada nesta semana, cinco posições abaixo do 24º lugar com que encerrou o ano de 2025.A queda está diretamente relacionada à ausência do tenista no ATP 250 de Brisbane, na Austrália, torneio do qual ficou fora em razão de uma lesão na região lombar.
Com isso, Fonseca teve descontados 125 pontos referentes ao challenger de Camberra, disputado no mesmo período da temporada passada, entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro. Após a atualização, ele soma agora 1.510 pontos.
Veja as fotos

Reprodução/JoãoFonseca

João Fonseca vence o grego Stefanos Tsitsipas em Atenas pela Copa DavisReprodução/André Gemmer/CBT

João Fonseca em ação no ATP 500 da Basileia contra Denis ShapovalovReprodução/ESPN
Na nova lista, o brasileiro foi ultrapassado por Luciano Darderi, Tallon Griekspoor, Learner Tien, Arthur Rinderknech e Cameron Norrie. O topo do ranking segue com o espanhol Carlos Alcaraz, que soma 12.050 pontos, seguido pelo italiano Jannik Sinner, com 11.500.
Em recuperação da contusão, João Fonseca tem inscrição prevista para o ATP 250 de Adelaide, também na Austrália, cujo início está marcado para o próximo dia 12. A participação no torneio, no entanto, depende da evolução do quadro clínico e da resposta da lombar nos próximos dias.
Além da ausência em Brisbane, o tenista também não integrou a convocação do Brasil para a disputa da Copa Davis. A decisão partiu do próprio staff do atleta, que optou por priorizar o processo de recuperação física e a preparação para as competições do circuito internacional neste início de temporada.
A situação no ranking ainda pode sofrer novo impacto na próxima atualização. Caso Frances Tiafoe, Brandon Nakashima, Stefanos Tsitsipas ou Ugo Humbert avancem em seus respectivos compromissos, João Fonseca corre o risco de sair do Top 30, cenário que dependerá dos resultados desta semana.
Para evitar quedas mais bruscas no ranking, João recuoerar “recuperar” os 125 pontos conquistados no começo de 2025 com a conquista do Challenger de Camberra no ATP de Adelaide.




