Nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da 35ª DP, com o apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e da Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF/GO), deflagrou a Operação Voltaica. A operação teve como objetivo o cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 42 anos, na cidade de Ceilândia/DF, e o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Anápolis/GO.
A investigação, que durou cerca de 4 meses, apurou que o suspeito, um funcionário terceirizado responsável pela instalação de equipamentos em antenas de empresas de telecomunicações, furtava baterias de alto valor, avaliadas em aproximadamente R$ 12.000,00 cada.
A PCDF identificou ao menos cinco furtos de baterias cometidos por este homem, além de outras 15 ocorrências registradas, todas de furto de baterias de uma empresa de telefonia, entre fevereiro e julho de 2025.
Os furtos ocorreram no Distrito Federal e em cidades do entorno, com o mesmo modo operandi, e há notícias de furtos semelhantes envolvendo outras empresas de telecomunicações.
O prejuízo causado à empresa mencionada ultrapassa os R$ 200.000,00, sem contar os danos aos consumidores pela interrupção dos serviços prestados.
O suspeito, que já possuía um histórico de envolvimento em crimes, foi preso e está à disposição da Justiça, respondendo pelo crime de furto qualificado. A PCDF continua a apuração dos fatos para identificar outros possíveis envolvidos.




