
As unidades de saúde de Luziânia promovem durante essa semana rodas de conversas e palestras em diversos pontos para as pautas do Ministério da Saúde. Além do Novembro Azul, que se destina a prevenção do câncer de próstata existe a campanha de prevenção de diabetes junto à população sobre os riscos dessa doença.
Ieda Cabral, coordenadora de três das principais unidades esteve à frente dessas palestras levando médicos e outros profissionais da saúde para abordarem sobre os temas junto pacientes, colaboradores e a comunidade em geral. “Sabemos que há uma disposição forte da população nas últimas décadas para o diabetes. São hábitos alimentares, sedentarismo e até uso equivocado de medicamentos. Tudo isso colabora para que essa doença silenciosa seja disseminada entre as pessoas”, comenta.
A médica endocrinologista Helena Coelho fez palestras muito válidas para a população sobre a ocorrência de diabetes, como pode ser identificada e prevenida, além do controle se feito logo no início. “Sabemos que é possível controlar e até reduzir os efeitos se o correto diagnóstico é feito logo no início. Por isso precisamos estar sempre em contato com a população alertando sobre isso e fazendo com que todos se unam contra o diabetes”.
À medida que a médica ia explanando sobre a questão outros profissionais mostravam como é possível combater a doença. A correta alimentação é uma das fases mais importantes do controle do diabetes e o complemento fundamental é a prática de exercícios físicos para estimular o organismo a reagir contra o diabetes.
O médico Luid Vital falou sobre a prevenção do câncer de próstata e como a população pode participar ativamente do processo de redução dos casos e de seu agravamento. “Não dê bobeira! Faça exames regularmente e se proteja! Novembro Azul é sobre se cuidar agora para não sofrer no futuro”, ressaltou o médico.
Os profissionais da saúde de Luziânia buscam constantemente levar à população noções de saúde proativa e medidas que reduzam enfermidades, aumentando a qualidade de vida. Ieda lembra que as palestras representam um importante momento de interação com a comunidade. “Tudo isso compõe situações de estreitamento nosso com nossa população. Damos um acolhimento e tratamos todos com máxima humanização”, finaliza.




