O mundo todo tem observado um movimento para a preservação do meio ambiente no mundo – a COP 30 no Brasil, mais precisamente no estado do Pará. Representantes de mundiais de mais de 70 países estão reunidos em Belém na COP (Conferência das Partes) que é um evento anual que promove debate quanto às questões relacionadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Vamos aproveitar para entender um pouco sobre como podemos contribuir para a preservação do meio ambiente em nosso pequeno ecossistema, a nossa comunidade e as nossas casas. Devemos explorar essas questões e estabelecer estratégias para pais e professores ensinarem as crianças a importância da preservação do meio ambiente agora e sempre.
Afinal, o que é a COP? A COP é uma conferência internacional que reúne países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O objetivo da COP é discutir e implementar ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos das mudanças climáticas. A exemplo do que tem acontecido aqui em Brasília, nos anos 80 o tempo era fresco, seco e bem mais ameno que hoje em dia, ou seja, o clima que nos parecia até pouco tempo intocável, vem mudando rapidamente e provocando alterações em todo o mundo.
Mas por que a COP está acontecendo no Brasil? O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do mundo e abriga a maior parte da Amazônia, um dos principais pulmões do planeta. A COP no Brasil é uma oportunidade para o nosso país mostrar seu compromisso com a preservação do meio ambiente e promover ações para reduzir as mudanças climáticas. Estamos no final do ano, mas é preciso falar sobre a COP30 diariamente nas escolas nesse momento. O mundo todo está voltado para cá e nós, professores, educadores, pais e sociedade precisamos nos atentar ao importante momento de mudança.
A COP é uma oportunidade para ensinar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente e como elas podem individualmente e coletivamente contribuir para isso. Sugiro algumas práticas em família e em sala de aula, tais como: discutir as questões ambientais e climáticas, debater para ensinar sobre a importância da biodiversidade e da conservação, promover atividades práticas, como plantio de árvores e reaproveitamento de materiais e ainda, incentivar as crianças a criar projetos e soluções para problemas ambientais reais do dia a dia delas.
Existem muitas ações simples do dia a dia que podemos tomar para contribuir para a preservação do meio ambiente. É possível reduzir o uso de plásticos e optar por alternativas sustentáveis quanto ao armazenamento do lanche que as crianças levam para a escola, assim como separar o lixo corretamente e, ou reciclá-lo. Incentivar a economizar água e energia nos banheiros da escola fechando corretamente as torneiras e apagando as luzes ao sair também é uma ação possível. Promover o uso do transporte público para chegar até a escola, assim como estabelecer o dia sem carro, ou para pequenas distâncias, o uso da bicicleta. Lembrando de presentear os pais que conseguirem realizar tal esforço. Por fim, realizar um bom e ostensivo plantio de árvores em alguma área de reflorestamento no seu bairro ou cidade satélite.
Quanto à separação do lixo, tal ação é uma das atividades mais importantes e fáceis que podemos tomar para contribuir para a preservação do meio ambiente. Ao separar o lixo corretamente, podemos reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários e promover a reciclagem arrecadando recursos para a escola.
Recentemente a Escola Classe 314 Sul participou de uma gincana de reciclagem de plásticos promovido pela empresa Brasal. Tanto os alunos, quanto os pais e familiares da comunidade escolar participaram doando resíduos plásticos. A Brasal, por meio do seu Instituto +Brasal e da iniciativa “Vem com a Gente”, promove e apoia regularmente campanhas de arrecadação de resíduos plásticos, incluindo garrafas PET e tampinhas, com foco em ações socioambientais e solidárias. A meta da campanha do ano de 2025 era arrecadar toneladas de resíduos plásticos. Desde o mês de abril muitas e muitas centenas de quilos foram arrecadados. A Escola Classe 314 Sul chegou no topo da campanha com o 1º lugar em esforço e determinação, arrecadando mais de três toneladas e meia de material plástico. Parabéns a todos os envolvidos!
Voltando para a Conferência das Partes que está acontecendo no Pará, na região norte do nosso país, a COP no Brasil é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da preservação do meio ambiente e como podemos contribuir para isso. Com ações simples do dia a dia e ensinando as crianças a importância da preservação do meio ambiente, podemos fazer uma grande diferença no mundo. Precisamos começar nas nossas casas, nas nossas escolas e em nossa comunidade. Faça como os estudantes da Escola Classe 314 Sul, onde todos se esforçaram para contribuir com a preservação do nosso planeta. A COP30 tem duração oficial de 12 dias, finalizando no dia 21 de novembro, no entanto, faça durar a COP no Brasiol por toda uma vida, estabelecendo uma nova postura para às novas gerações sobre como melhorar a nossa permanência no planeta Terra.
Adriana Frony, professora, administradora, especialista em gestão escolar, mídias sociais, mestranda em ciências da educação, escoteira, palestrante e mentora com mais de 30 anos de experiência na educação, dedicou-se a transformar a aprendizagem em uma experiência alegre e significativa para seus alunos. Acredita que educar é um ato de coragem e amor, que deve ser vivido com liberdade e criatividade. Contato: espacodeaprendizagemintegrada@gmail.com




