Brasília se oferece como sede alternativa para final da Libertadores 2025

– Continua após a publicidade –

O governador Ibaneis Rocha oficializou nesta quarta-feira (22/10) o interesse do Governo do Distrito Federal (GDF) em receber a final da Libertadores da América de 2025, marcada para de novembro. A decisão ocorre após o governo do Peru decretar estado de emergência em Lima, cidade originalmente designada para sediar o evento. O decreto peruano foi motivado pela escalada de violência e instabilidade política e levantou dúvidas sobre a segurança da partida mais aguardada do continente.

Em ofícios enviados à Conmebol)e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ibaneis colocou Brasília à disposição como sede alternativa. O governador destacou que a Arena BRB Mané Garrincha possui infraestrutura de nível internacional e capacidade para 72.851 espectadores, qualificando-se como o segundo maior estádio do Brasil. “Brasília tem porte e condições para receber esse evento de magnitude mundial”, afirmou o chefe do Executivo local no documento encaminhado às entidades.

O governo do DF reforçou a oferta de segurança total e o apoio das forças públicas durante o evento, além da estrutura urbana moderna e integrada da capita. A proximidade da arena com hotéis, shoppings, museus, parques e centros de convenções, aliada à ampla rede de transporte público e acesso rápido ao aeroporto, formam o conjunto de argumentos para sustentar a candidatura da cidade. O GDF também assegura que o gramado e as instalações esportivas estão em condições ideais para partidas de alto nível.

– Continua após a publicidade –

De olho na Libertadores, Brasília acumula histórico consistente na realização de grandes eventos internacionais. A cidade foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, recebeu partidas das Olimpíadas de 2016, da Copa América, da Supercopa do Brasil e amistosos da Seleção Brasileira, além de etapas recentes das Ligas das Nações de Vôlei. Segundo Ibaneis, esse legado fortalece a imagem da capital como “centro esportivo de excelência e parceiro natural das grandes competições”.

O momento da candidatura de Brasília pela Libertadores também coincide com a retomada do turismo internacional na capital. Entre janeiro e setembro de 2025, o Distrito Federal recebeu 80.966 visitantes estrangeiros, crescimento de 75,6% em relação ao período homólogo. O número supera o total de 2024 e reforça a vocação da capital para acolher grandes eventos e impulsionar o turismo esportivo.

Brasília, inclusive, esteve na concorrência original da escolha da sede da final da Libertadores de 2025. No entanto, perdeu a escolha para Lima. Montevidéu, no Uruguai, também participou da corrida. Com semifinais marcadas para outubro, o futebol brasileiro ainda conta com dois participantes na disputa pela Glória Eterna: os tricampeões Flamengo e Palmeiras.

– Publicidade –

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com