– Continua após a publicidade –
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (8/10) uma medida inédita no futebol mundial: a partir de agora, áudios e vídeos de lances analisados pelo árbitro de vídeo (VAR) também serão divulgados quando não houver a chamada “revisão protocolar”, ou seja, mesmo nos casos nos quais o árbitro não vai até a cabine para consultar o monitor.
A decisão foi tomada após consulta formal à Fifa. A entidade autorizou a confederação brasileira a avançar no processo de abertura de informações do VAR ao público. A CBF já era a única entidade nacional a divulgar todos os áudios das revisões feitas em cabine e, agora, amplia a prática para situações nas quais as checagens não resultam em revisão formal.
Segundo a entidade, o material será publicado em até 24 horas após o término de cada partida, seguindo as diretrizes técnicas acordadas com a Fifa. “Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro, mexendo em questões que há décadas demandavam mudanças. Já anunciamos o novo calendário do futebol masculino, estamos finalizando o do feminino e no mês que vem vamos divulgar as regras do fair play financeiro. A arbitragem está entre essas prioridades. Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência”, destacou o presidente da CBF, Samir Xaud.
– Continua após a publicidade –
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, também ressaltou a importância da medida relacionada ao VAR. “Apresentar as checagens de grande impacto, mesmo sem ida do árbitro à cabine, reforça a integridade de nossas competições. Recebemos a liberação da Fifa para fins de instrução e transparência”, comentou.
Para os clubes do Distrito Federal, a medida também representa um avanço importante. Em competições nacionais, episódios de arbitragem já foram motivo de reclamações das equipes locais. Com a divulgação dos áudios e vídeos de lances sem revisão protocolar, a expectativa é de mais clareza nas decisões que impactam diretamente o desempenho dos times candangos, especialmente em torneios como a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.
– Publicidade –