Barra conquista a Série D e CBF projeta novidades para 2026

– Continua após a publicidade –

A Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste sábado (4/10) com festa em Itajaí (SC). Diante da torcida, o Barra segurou o empate sem gols com o Santa Cruz, na Arena Barra FC, e confirmou o título inédito da competição graças à vitória por 2 a 1 no placar agregado da decisão. Além do troféu, o clube catarinense celebrou o acesso à Série C do próximo ano ao lado dos pernambucanos, de Inter de Limeira e de Maranhão.

O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Julio Avellar, destacou a dimensão da competição e celebrou o encerramento de mais uma edição da quarta divisão nacional. “Foram 510 jogos, a competição mais abrangente do futebol brasileiro. É parabenizar todos os 64 clubes que participaram da Série D neste ano. Parabenizar os quatro clubes que ascenderam para a Série C do ano que vem: o Barra, Santa Cruz, Inter de Limeira e o Maranhão”, afirmou.

Avellar também projetou e comentou sobre as mudanças estruturais que começarão a valer a partir de 2026. Entre elas, está a ampliação da Série D, que passará a contar com 96 clubes, garantindo de 10 a 14 jogos para cada participante, além de um novo formato de acesso. “Tivemos anúncios importantes essa semana, como a mudança de calendário. E uma das principais mudanças para a Série D é que o título de hoje vale uma vaga avançada na Copa do Brasil. Então, o pessoal estava realmente dando tudo de si em campo aqui, porque valia algo mais, não era só o título”, ressaltou.

– Continua após a publicidade –

Foto: Fábio Souza/CBF

O dirigente também frisou que, em 2027, a Série D passará a promover seis clubes para a Série C, aumentando as oportunidades de ascensão no cenário nacional. Para ele, as medidas adotadas são parte de um processo de fortalecimento do futebol brasileiro em todas as regiões. “São muitas mudanças grandes que vêm para ficar. O presidente Samir Xaud já anunciou e temos perspectiva de crescimento para todos os clubes”, finalizou.

Com o título e a vaga garantida, o Barra entra para a galeria de campeões da Série D e dá o primeiro passo rumo a novos desafios no cenário nacional. O Santa Cruz, apesar do vice, também celebra o retorno à terceira divisão, junto com Inter de Limeira e Maranhão, que completam a lista dos quatro promovidos.

– Publicidade –

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com