– Continua após a publicidade –
Com atuação de altos e baixos, o Brasília Basquete ficou no quase na disputa do terceiro lugar do Torneio Abertura do NBB. Na tarde deste sábado (4/10), a equipe do Distrito Federal foi superada por 86 a 81 pelo Clube Unión, da Argentina, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília, e encerrou a participação no evento preparatório em quarto lugar.
O time candango fez três bons períodos, mas viu o adversário crescer no último quarto — o único que venceu na partida — e sair com a vitória. O Brasília anotou 28 pontos no segundo período e 25 no terceiro, abrindo vantagem antes de despencar no quarto final, quando marcou apenas seis pontos, contra 21 do rival argentino.
Apesar do revés, o Brasília teve números expressivos no jogo de terceiro lugar do Torneio Abertura, com destaque para Facundo Corvalán, responsável por 13 pontos e seis assistências, e Brunão, cestinha da equipe com 17 pontos e 6 rebotes. Outros destaques foram Buiú (14 pontos) e Carbonari (11 pontos). O coletivo voltou a funcionar, como nos jogos anteriores.
– Continua após a publicidade –
A equipe acertou 45,8% dos arremessos de quadra (81/177) e converteu 13 bolas de três, com 40,6% de aproveitamento. Apesar do bom desempenho na primeira metade do duelo, o desgaste físico e as escolhas ruins no ataque no momento decisivo pesaram na reta final.
Queda no último quarto
O CAIXA Brasília Basquete terminou o jogo com vantagem nos rebotes defensivos e boa movimentação ofensiva até o terceiro quarto, quando liderava a partida. No entanto, no quarto período, os erros se multiplicaram. A equipe marcou apenas 6 pontos, contra 21 do Unión, e viu a vantagem evaporar rapidamente.
O último quarto foi determinante para o resultado e a queda do pódio do Torneio Abertura. Cometendo erros em sequência e sem conseguir reagir às investidas da equipe argentina, o Brasília viu escapar uma vitória que parecia próxima após três períodos equilibrados no Ginásio Nilson Nelson.
Balanço positivo
Mesmo com a derrota na disputa do 3º lugar, o Torneio Abertura deixa boas impressões para o torcedor brasiliense. O time comandado por Dedé Barbosa mostrou competitividade contra equipes fortes do NBB e encerrou a participação com duas vitórias e duas derrotas, além de identificar ajustes importantes para o início da temporada 2025/26.
Agora, o foco se volta para a estreia no Novo Basquete Brasil. A tabela oficial da temporada ainda será divulgada pela LNB, mas a expectativa é de que a equipe volte à quadra na segunda quinzena de outubro. “Foram jogos de altíssimo nível. O torneio foi muito importante na nossa preparação”, disse Daniel Von Haydin, que terminou o jogo contra o Unión com sete pontos, quatro rebotes e quatro recuperações de bola.
– Publicidade –